Demografia e família na agenda dos bispos europeus

Conselho das Conferências Episcopais do Velho Continente vai reunir-se em Zagreb

Como pode a família subsistir nos dias de hoje, perante a ameaça de uma “cultura egoísta, relativista e orientada para os bens materiais”? Será que a Europa ainda vai a tempo de inverter a sua actual situação demográfica, que aponta para a “ausência de um índice saudável de natalidade”, e para a existência de “populações cada vez mais envelhecidas”?

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) aborda estas questões, que vão ser debatidas na próxima assembleia plenária daquele organismo, em Zagreb, entre 30 de Setembro e 3 de Outubro.

Entre os presentes estará D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

“Decidimos abordar o tema da família porque é um bem fundamental para a sociedade”, refere o cardeal Péter Erdö, presidente do CCEE,

Para o cardeal húngaro, “a crise demográfica e a crise na família estão muito ligadas entre si”, pelo que “a Igreja pretende que sejam implementadas medidas capazes de responder às necessidades reais das famílias, para que elas possam ter filhos”.

Olhar mais para a frente, para além das necessidades imediatas, é uma mentalidade que têm de ser cultivada na sociedade europeia, de acordo com o prelado húngaro, arcebispo de Esztergom-Budapeste.

“Há já algum tempo que a Igreja tem vindo a alertar para a catástrofe social e cultural, que se esconde por trás da quebra demográfica, no Ocidente”, sublinha o cardeal Péter Erdö, apelando a uma maior atenção dos governos para esta situação.

Para além dos membros do CCEE, a assembleia plenária vai contar com a presença de alguns peritos nos campos da família e da demografia, como Lola Velarde, presidente da Rede Europeia do Instituto de Política Familiar, e D. Carlos Símon Vázquez, subsecretário do Conselho Pontifício para a Família.

Para além daqueles temas centrais, o CCEE vai ainda aproveitar para debater matérias como o diálogo entre a Igreja e a União Europeia; o trabalho que tem vindo a ser efectuado pelo Observatório sobre Intolerância e Discriminação contra os cristãos; e as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer no próximo ano em Madrid, entre 16 e 21 de Agosto.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top