Lisboa, 28 nov 2019 (Ecclesia) – O superior provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) comunicou hoje o falecimento do padre Dino Gottardi, aos 90 anos de idade.
“A notícia não nos colheu propriamente de surpresa, porque sabíamos do seu débil estado de saúde, de que fomos dando notícias”, refere o padre José Agostinho de Figueiredo Sousa.
O provincial dos dehonianos em Portugal recorda a “simplicidade, amabilidade e gentileza” do padre Dino Gottardi, referindo que “foi muito apreciado por todos os Confrades”.
Natural de Itália, onde nasceu a 5 de Setembro de 1929, em Cessalto, Treviso, o padre Dino Gottardi professou nos Sacerdotes do Coração de Jesus a 29 de Setembro de 1946, tendo emitido os votos perpétuos a 29 de Setembro de 1950; a ordenação sacerdotal foi no dia 24 de Setembro de 1955, em Bolonha, onde fez toda a sua formação teológica.
Um ano após a ordenação sacerdotal é enviado para Portugal, onde os Dehonianos chegaram em 1946.
O Padre Dino trabalhou primeiro na formação nos seminários menores e depois em várias paróquias e comunidades cristãs das dioceses de Lisboa, Porto e Funchal; foi depois reitor da Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, entre 1989 e 1998, onde voltou entre os anos 2000 e 2005.
“Em reconhecimento pelo seu serviço à comunidade dos Italianos em Lisboa, o padre Dino, na qualidade de Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, foi distinguido como Grande Oficial da Ordem da Estrela de Itália, a 7 de Março de 2003, das mãos do Embaixador de Itália em Lisboa, Michele Cosentino”, lembra a proncincia dos dehonianos em Portugal.
“Estamos profundamente gratos ao Senhor da Messe pelo dom deste Confrade exemplar e deste Pastor dedicado”, acrescenta o padre José Agostinho Sousa.
O corpo do padre Dino Gottardi está em câmara ardente no Salão da Comunidade do Centro de Espiritualidade Betânia, em Duas Igrejas, Paredes, até este sábado, onde vai ser celebrada Missa Exequial às 10h00, seguindo depois o funeral para o cemitério de Esgueira, em Aveiro, onde vai ser sepultado no jazigo da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus.
PR