Lisboa, 02 Nov 2020 (Ecclesia) – O irmão Manuel Domingos de Castro e Vasconcelos, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus faleceu este domingo, dia 01 de novembro, na Comunidade do Colégio Missionário, no Funchal (Ilha da Madeira).
O irmão Domingos Vasconcelos, o “mais idoso da congregação”, completaria 91 anos esta terça-feira, dia 03 de novembro, e o seu estado de saúde vinha “a deteriorar-se nos últimos tempos, também fruto da idade que ia avançando”, lê-se numa nota.
O irmão Manuel Domingos de Castro e Vasconcelos nasceu a 3 de Novembro de 1929, na Ilha do Porto Santo, Arquipélago da Madeira e foi batizado a 14 de Novembro de 1929, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Porto Santo, e crismado a 18 de Junho de 1950, na Paróquia de Santa Luzia, no Funchal.
Entrou como aspirante a Religioso em 1949 no Colégio Missionário, Funchal, onde permaneceu até 1952 e fez a Profissão Perpétua, a 29 de setembro de 1956.
O irmão Domingos dedicou “toda a vida de Religioso Dehoniano ao serviço de Ecónomo ou de ajudante de Ecónomo nas Comunidades por onde passou: Funchal I – Colégio Missionário, Coimbra – Instituto Missionário, e Porto II – Seminário Missionário Padre Dehon”.
Dadas as contingências do tempo presente, ainda não foi possível confirmar com as autoridades municipais o horário preciso das celebrações fúnebres.
Mas estas irão decorrer na terça-feira, dia 3, precisamente o dia em que o Irmão Domingos celebraria o seu 91º aniversário.
LFS