A Família Dehoniana peregrinou, este fim de semana, até ao Santuário de Fátima para reflectir sobre “Dehonianos: coração aberto e solidário” porque “estamos empenhados na nova frente de missão em Angola” – realçou à Agência ECCLESIA o Pe. Abel Maia, do centro Espiritualidade Betânia, Porto.
A evangelização em Angola é uma das preocupações actuais da Província Portuguesa dos Dehonianos, que já têm casas em Madagáscar, Moçambique e Índia. Um projecto prioritário “para esta nova era, este milénio” – disse. Para além deste ponto, os presentes abordaram também “a constituição do novo governo geral”, que foi nomeado recentemente, em Roma, e “que terá como Superior Geral um português: Pe. Ornelas de Carvalho”. Uma escolha que mereceu “uma Acção de Graças a Maria” – salientou o Pe. Abel Maia.
Uma peregrinação que teve como objectivo prioritário a confraternização porque “a formação é feita ao longo do ano”. E dá o seu exemplo: “o meu trabalho é o apoio às missões” que obriga este Dehoniano a passar nas paróquias onde têm “grupos de apoio às missões”. Durante o ano, uma vez por mês, “temos uma acção de formação com pontos culminantes: Peregrinação Dehoniana a Fátima, Festa de Solidariedade e Partilha, em Duas Igrejas, Paredes, e o Dia Mundial das Missões”.
