Dedicação da Igreja de Nossa Senhora da Anunciação

No próximo dia 18 de Outubro, D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa, irá presidir à dedicação da Igreja de Nossa Senhora da Anunciação (Paróquia da Póvoa de Santo Adrião)

A Igreja que agora será dedicada é a conclusão dum complexo paroquial que engloba ainda o Centro paroquial. O projecto inicial remonta ao início dos anos noventa. A primeira parte a ser construída foi o Centro Paroquial. Ambos as construções – o Centro e a Igreja – foram projectadas a partir da realidade emergente, nomeadamente a falta de espaços para o desenvolvimento das actividades inerentes à comunidade católica. As exíguas instalações existentes – que se resumiam à pequena Igreja matriz (monumento nacional) – não correspondiam minimamente às inúmeras actividades desenvolvidas pela comunidade, tanto a nível formativo, social e celebrativo.

O Centro Paroquial – concluído no ano 2001 – está em pleno funcionamento. Além de ser um espaço de formação cristão para crianças, jovens e adultos foi ampliando as suas valências e assumiu o rosto de Centro Social Paroquial. O espaço integra Creche, ATL e apoio domiciliário, além dum serviço de apoio aos mais necessitados através do «Fundo de Apoio ás Famílias Necessitadas».

A Igreja tem capacidade para 470 pessoas sentadas. Tem como projectista o Arquitecto Miguel Andrade e Sousa (ASA, Lda) e “foi construída com as indicações fornecidas pelo Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado de Lisboa. De linhas simples, integra no seu interior, todo um simbolismo a descobrir por quem entra no seu pórtico. A sua construção iniciou no dia 1 de Março de 2008” – adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA. É Dedicada a Nossa Senhora da Anunciação por vontade das pessoas da paróquia, “após um inquérito realizado durante algumas semanas” – realça.

Presente naquela paróquia há cerca de quatro décadas, a comunidade sacerdotal –  da Congregação dos Missionários Monfortinos – afirma que “é na conjugação de vontades e no espírito de serviço ao bem comum que se realizam as coisas mais belas e marcantes da história, da vida e da fé”.

 

 

Partilhar:
Scroll to Top