De um coração novo, nasce a paz

Lembrando João Paulo II, D. Ilídio Leandro recordou, na sua homilia de 1 de Janeiro, as palavras em título e, partindo das leituras da liturgia eucarística, reflectiu sobre a Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz.

“Se quisermos cultivar a paz, devemos preservar a criação”. Esta é a ideia-força da Mensagem e D. Ilídio diz-nos que “do seu entendimento justo e sábio e da sua prática prudente e concreta depende muito o bem comum e o bem-estar das pessoas,  o equilíbrio económico e social e a preservação do ambiente, deixando uma herança saudável e feliz a quem vier depois de nós.”

“Solidariedade universal e comunitária no uso dos bens que Deus criou para todos” é uma exigência, para que o desenvolvimento não beneficie apenas alguns, que privilegiam o lucro e esquecem a justiça.

A poupança da água e das fontes de energia, tal como a separação e reciclagem do lixo são pequenos gestos, que podem contribuir fortemente para o equilíbrio futuro da humanidade, lembra D. Ilídio.

“Precisamos de uma nova mentalidade e cultura”, que nos conduza a “um programa de vida sóbria que é também uma espiritualidade. Respeitando a natureza, estamos a respeitar e a amar o Criador (…) e a ajudar os Países mais pobres”.

Decalcando as palavras de Bento XVI, “tenhamos em conta que nós, homens e mulheres, somos todos Família da mesma criação (…) e o País de qualquer outro é também o meu País”.

E explica: “deve instaurar-se uma economia, com políticas sociais mais eficazes, a chegarem verdadeiramente e com rapidez a quem mais precisa.” “Não é justo que uns não tenham dinheiro para viver e outros tenham dinheiro para esbanjar.Uns não possam viver dignamente e outros não se sintam afectados nas suas extravagâncias. Uns não consigam pagar as suas dívidas e outros acumulem privilégios…Uns não tenham emprego e outros sejam titulares de empregos fictícios a justificarem múltiplas benesses imerecidas”.

E concluía com a necessidade de mudança de “cultura, de mentalidade e de comportamentos para termos uma vida mais sóbria e mais simples, mais próxima e mais amiga, mais fraterna e mais justa, para ser mais saudável, mais feliz e com mais paz”.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR