A vida de uma criança que nasce é um campo aberto de renovação e um tempo privilegiado para dar colo, segurança e amor ao bebé e à família que se renova com o nascimento. Assim entende Cristina Maltês que há mais de 20 anos está ligada ao Banco do Bebé, instituição sediada na MaternidadeAlfredo da Costa, em Lisboa.
Fisioterapeuta de formação, apaixonou-se pelo voluntariado junto de mães e bebés que ajuda e aprende a cuidar, procurando fazer acreditar que cada nascimento é uma oportunidade para o mundo. A fragilidade económica,tantas vezes acompanhada de fragilidade emocional, fez estender a ação do Banco do Bebé ao apoio domiciliário, formando, acompanhando, auxiliando na capacitação de mães, de famílias.
Em locais que desconhecia, em casas partilhadas por várias famílias, em idiomas que aprendem a cuidar, Cristina Maltês confirma o compromisso social e humano que esteve na génese do seu crescimento, com os valores éticos de um pai ateu e o compromisso social da mãe nascido da fé, queconduziu Cristina às perguntas, à ação e à renovação, ao longo dos anos, da sua relação com Deus.
