D. Manuel Linda pede «pastoral integrada»

Novo Bispo auxiliar de Braga presidiu na Sé à abertura do ano pastoral

D. Manuel Linda pediu aos cristãos da Arquidiocese para conhecerem o plano diocesano com vista a uma melhor concretização deste na sua vida. Presidindo à abertura do ano pastoral na Sé de Braga, o novo Bispo auxiliar afirmou que num tempo de globalização “é ainda mais urgente um trabalho de base eclesial e uma pastoral íntegra”.

“A Igreja chama-nos hoje a uma unidade evangelizadora que se traduz numa co-responsabilidade ou em «caminhos de comunhão», conforme referia o Papa aos bispos portugueses na última visita ad limina”, recordou o Bispo auxiliar de Braga, pedindo uma “pastoral integrada e integral”.

Na primeira homilia em Braga, D. Manuel Linda disse também que a espiritualidade de comunhão “coaduna-se perfeitamente com o Ano Sacerdotal que o Papa declarou”.

O novo Bispo auxiliar convidou os fiéis de toda a Arquidiocese de Braga “a acolher a Palavra com vista à nossa própria transformação e à do mundo, e a ganharmos coragem de centrar a nossa acção eclesial no plano pastoral, base sólida de uma pertença assumida e de um cristianismo fiel”.

O novo ano pastoral na Arquidiocese de Braga tem como tema «Acolher a Palavra com a alegria do Espírito Santo». O novo Bispo auxiliar indicou a “Palavra como o único substrato que pode sustentar a fé cristã”. D. Manuel Linda explicou que o corrente ano pastoral integra um triénio que tem como tema geral «Tomar conta da Palavra que toma conta de nós». Neste segundo ano, que se prolonga até Setembro de 2010, a Arquidiocese vai privilegiar o tema da recepção, procurando “saber escutar e acolher a Palavra transformadora”. Para que isso aconteça, os cristãos foram desafiados a reler a Constituição Dogmática “Dei Verbum” sobre a revelação divina, “extraordinário documento do Concílio Vaticano II que nos propõe «a genuína doutrina sobre a revelação de Deus e sua transmissão, para que o mundo inteiro, ouvindo, acredite na mensagem de salvação, acreditando espere, e esperando ame»”.

D. Manuel Linda, recordando Outubro como o mês das Missões, pediu relevo para esta tarefa que ajuda a compreender em que medida a Palavra de Deus “se destina ao mundo inteiro”. “Um mundo a evangelizar a partir da nossa casa e da nossa porta, pois, nestes países de velha cristandade, o vento da cultura de massas varreu a fé de muitos”, centrou.

Esta foi a primeira celebração de D. Manuel Linda na Sé de Braga. O novo Bispo auxiliar foi ordenado no passado dia 20 de Setembro em Vila Real, onde era o Reitor do Seminário.

Em breve, juntamente com D. António Couto, Bispo auxiliar, e D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz da Arquidiocese, D. Manuel Linda vai começar as visitas aos padres da Arquidiocese, no âmbito da celebração do Ano Sacerdotal.

Redacção/Diário do Minho

Partilhar:
Scroll to Top