Bento XVI nomeou este Sábado como bispo auxiliar da diocese de Braga, com o título de Case Mediane, o Pe. Manuel Linda, reitor do Seminário de Vila Real, Vigário Episcopal para a Cultura e Coordenador da Pastoral da diocese de Vila Real.
Nascido a 15/04/1956 na Freguesia de Paus, Concelho de Resende, Distrito de Viseu, Diocese de Lamego. Frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego) da Diocese de Lamego, bem como o Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto), já como aluno da Diocese de Vila Real. Recebeu a Ordenação Presbiteral a 10 de Junho de 1981.
Na carta enviada a D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, e à diocese para onde irá exercer o seu múnus episcopal, D. Manuel Linda agradece a confiança depositada nele e "espero não defraudar". Em declarações à Agência ECCLESIA realça que "não é de ânimo leve que se assume uma tarefa destas porque é uma missão que supõe muitas forças".
Assume-se como homem de estudo e de presença na sociedade. "Procuro conciliar as duas coisas" – realça. Tem uma relação privilegiada com a juventude porque "Deus colocou-me sempre em ligação com os jovens" – salientou.
Na carta enviada aos bispos de Vila Real – D. Joaquim Gonçalves e D. Amândio Tomás – reconhece que tem "dois amores especialíssimos: um, é a Universidade Católica; o outro, o Seminário de Vila Real".
Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Manuel Linda sublinha que se os padres e os bispos começarem – a partir do centro – a "fazerem homens livres, a sociedade será de gente livre". E acrescenta: "estou convencido que todos os padres e bispos são os fazedores da libertação interior".
– Curriculum Vitae de D. Manuel da Silva Rodrigues Linda
– Carta a D. Jorge Ortiga e à diocese de Braga
– Carta do novo bispo auxiliar de Braga à diocese de Vila Real
– Carta de D. Jorge Ortiga sobre a nomeação