Estadia de Bento XVI enquadra-se bem na Missão 2010
“Melhor não podia ser!” Foi desta maneira que o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, reagiu ao anúncio oficial do programa da visita de Bento XVI a Portugal, que inclui a passagem pela Cidade Invicta.
“Quando soube que o Santo Padre vinha a Fátima – referiu o prelado à ECCLESIA – convidei-o para que, se fosse possível, em vez de regressar a Roma a partir de Lisboa, o fizesse desde a cidade do Porto.”
D. Manuel Clemente lembrou que “o Papa é um homem de culto e de cultura, que está absolutamente decidido a que o cristianismo seja apresentado ao mundo contemporâneo como fonte de motivação para viver plenamente”.
Para o bispo do Porto, a visita “calha-nos muito bem na «Missão 2010»”, “porque ela consiste em propor Jesus Cristo e a presença cristã como algo de extremamente vitalizador para a vida da sociedade”.
O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais mostrou-se também optimista em relação ao envolvimento dos organismos estatais no acolhimento a Bento XVI.
“Ainda antes da confirmação oficial da visita, as entidades civis fizeram-me sentir que estavam muito disponíveis para colaborarem numa eventual vinda do Papa”, revelou D. Manuel Clemente.