D. Manuel Clemente recebe Prémio Pessoa

Cerimónia conta com a presença do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, recebe hoje o Prémio Pessoa 2009, numa cerimónia que conta com a presença do presidente da República, Cavaco Silva.

A entrega tem lugar às 19h00, na Culturgest de Lisboa.

Ao receber a notícia da atribuição do galardão, em Dezembro do ano passado, D. Manuel Clemente considerou que ele “é um encargo e uma responsabilização” para alguém que, como “homem da Igreja”, tenta também ser “um homem da Cultura e da Sociedade”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Bispo do Porto referiu que o Prémio representa um “sinal público” de que a Igreja está atenta a todas as realidades da sociedade.

“Eu não sei onde chegam as minhas considerações e foi com grande surpresa que recebi o anúncio do Prémio”, indicou o prelado.

Para este responsável, a missão da Igreja passa por “dar um sinal público de que estamos atentos a tudo”, como “um sinal activo de atenção e de esperança”.

[[v,d,739,D. Manuel Clemente Prémio Pessoa 2009]] O Prémio Pessoa, promovido pelo jornal “Expresso”, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, pretende “reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país”.

O júri é presidido por Francisco Pinto Balsemão, tendo como vice-presidente Fernando Faria de Oliveira. António Barreto, Clara Ferreira Alves, João José Fraústo da Silva, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui Baião e Rui Vieira Nery compõem igualmente o corpo do júri, que distinguiu com 60 mil euros o vencedor deste galardão.

Aquando do anúncio do vencedor, Cavaco Silva reagiu com satisfação considerando a escolha de D. Manuel Clemente como “de toda a justiça”.

Nessa altura, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) realçou à Agência ECCLESIA que a Igreja em Portugal deve “sentir-se orgulhosa”.

O Arcebispo de Braga sublinhou que o galardão é “o reconhecimento público do mérito, do seu trabalho, competência e honestidade intelectual”.

O padre e poeta Tolentino Mendonça considera, por seu lado, que o galardão distingue “uma das grandes testemunhas do nosso tempo”.

“D. Manuel Clemente é um dos pensadores mais originais e vivos deste tempo português e alguém que faz do pensamento um exercício de responsabilidade ética”, afirmou o director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Percurso

Manuel José Macário do Nascimento Clemente, Bispo do Porto desde 2007, nasceu em Torres Vedras a 16 de Julho de 1948.

Após concluir o curso secundário, frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa onde se formou em História. Licenciado em História, ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973. Em 1979 licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, doutorando-se em Teologia Histórica em 1992, com uma tese intitulada Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A “Sociedade Católica” (1843-1853).

Ordenado presbítero em 29 de Junho de 1979, foi Coadjutor das paróquias de Torres Vedras e Runa, formador e Reitor do Seminário dos Olivais e, desde 1997, membro do Cabido da Sé de Lisboa. Nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa e titular Pinhel, em 6 de Novembro de 1999, foi ordenado na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos) no dia 22 de Janeiro de 2000.

Nesse mesmo ano desempenhou o cargo de Coordenador da Comissão Preparatória da Assembleia Jubilar do Presbitério para o Ano 2000. Tem-se empenhado, por outro lado, no Congresso Internacional para a Nova Evangelização, cuja sessão lisboeta se realizou em Novembro de 2005, como presidente da Comissão Central de preparação do ICNE.

Na Conferência Episcopal Portuguesa tem sido promotor da Pastoral da Cultura desde 11 de Abril de 2002. Actualmente é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

É autor de obras como “A Igreja no Tempo, História Breve da Igreja Católica” [Lisboa, Grifo 2000] e de vários trabalhos sobre o catolicismo em Portugal a partir do Liberalismo.

É também presença habitual no Programa ECCLESIA, na RTP 2, com a rubrica “O passado do presente”, dedicada à História da Igreja.

D. Manuel Clemente é conhecido e respeitado no meio cultural pelo diálogo com os diferentes sectores do pensamento intelectual e social.

Textos e intervenções de D. Manuel Clemente na Agência ECCLESIA

Partilhar:
Scroll to Top