D. Manuel Clemente inicia ano pastoral com apelo rumo à Missão 2010

Na celebração os professores de EMRC foram simbolicamente enviados

D. Manuel Clemente deu início ao novo ano pastoral na diocese do Porto com a celebração de dedicação da Sé e envio dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica,

No centro da celebração esteve a Missão 2010, que a diocese vai iniciar em Janeiro. “Ela impõe duas condições: será obra divina, iluminando as nossas inteligências e corações mas requer que cada um de nós, pessoal e comunitariamente, deixe transparecer em si mesmo a presença de Jesus, interpelando pelo testemunho e interrogando por palavras e obras”.

Singular e colectivamente, D. Manuel Clemente pede “compreensão e corresponsabilidade”. A todos que integram a diocese do Porto, o bispo pede orações.

Dando seguimento ao planeamento de actividades apresentado, em Maio último, pediu a Bispo a constituição “em cada realidade eclesial um ou vários grupos de trabalho que, em ambiente de oração e criatividade, olhem a realidade envolvente e concretizem acções específicas de evangelização”.

D. Manuel Clemente quis ainda motivar o trabalho dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, essenciais na “tradição simbólica do humanismo cristão, tão necessária à nossa auto-compreensão como sociedade e tão motivadora da nossa realização fraterna”.

Pediu o bispo para que os professores ajudem os alunos a interpretar a linguagem do Cristianismo e a atraí-los “à verdade que os preenche, em todas as artes que os construíram e em toda a caridade que traduzem”.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR