D. Manuel Clemente e José Manuel Fernandes dialogaram na Capela do Rato

O livro “Diálogo em tempo de escombros” (editora Pedra da Lua), assinado pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e pelo jornalista José Manuel Fernandes, transformou-se num encontro ao vivo entre os dois autores.

O encontro, realizado a 11 de Outubro na Capela do Rato, em Lisboa, foi filmado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que começou esta semana a disponibilizar excertos do diálogo.

Na primeira intervenção, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais afirmou que a pós-modernidade tornou a incoerência um fenómeno habitual e expressou a sua esperança na reconstrução de Portugal, ainda que para isso seja necessário assumir os escombros de valores que modelaram o país durante séculos.

Depois de constatar a existência de incompreensão entre os detentores de poder de decisão e as pessoas sujeitas a essa soberania, o antigo director do “Público” defendeu a necessidade de encontrar formas de devolver poder e responsabilidade às pessoas, reivindicando para a sociedade civil algumas das funções desempenhadas exclusiva ou maioritariamente pelo Estado.

Os dois primeiros vídeos, correspondentes às intervenções iniciais de D. Manuel Clemente e José Manuel Fernandes, podem ser vistos nos seguintes endereços:

http://www.snpcultura.org/vol_dialogo_em_tempo_de_escombros_ao_vivo_1.html
http://www.snpcultura.org/vol_dialogo_em_tempo_de_escombros_ao_vivo_2.html

A 31 de Outubro, a Capela do Rato recebe o encenador e actor Luís Miguel Cintra, que pelas 21h30 vai ler o livro bíblico do Eclesiastes.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top