D. Manuel Clemente destaca necessidade de Deus

Realização da Missão 2010 recordada no início da Quaresma

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, defendeu na celebração de Quarta-feira de Cinzas que “a vida de qualquer homem ou mulher, requerendo todas as condições materiais e socioculturais do bem comum, não se resolve nem satisfaz fora da relação filial com Deus”, que considerou a “verdadeira fonte de justiça e de paz entre todas as suas criaturas”.

Comentando os trechos da Bíblia proclamados na celebração, o prelado frisou que “a ‘lógica’ divina é unicamente a do amor, que, ao contrário da acepção consumista que a palavra tantas vezes tem, significa vontade firmíssima de recuperar a todos e a cada um, buscando-os onde estiverem, em atitude plena de auto-doação e companhia no regresso”.

No final da homilia, D. Manuel Clemente aludiu a “dois particulares momentos” da vivência da “Missão 2010”: “Em Janeiro, milhares de cristãos cantaram a crentes e não crentes a ‘divina graça’ que nos foi oferecida no Presépio de Belém”.

“A mesma graça que há dias tantos jovens adoraram na Cruz do Salvador, de onde brotam generosas as Fontes da Alegria”, disse, em referência ao recente encontro ibérico promovido pela Comunidade de Taizé.

O Bispo do Porto assegurou que “continuaremos em Março, em autêntica Compaixão, recebida e testemunhada por antigas e novas celebrações quaresmais”.

“Caminhemos, pois. E das cinzas recebidas nos ressuscitará a graça da Páscoa que sabemos”, concluiu.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR