Ordenação episcopal marcada para dia 1 de junho
Lisboa, 17 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje como bispo auxiliar de Lisboa o padre José Augusto Traquina, até agora pároco de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica.
“Recebi a notícia com surpresa pela manifestação de confiança que o Papa me dá ao chamar-me para a ordem dos bispos. Acolho-o com humildade, espírito de serviço mas não escondo que já estou há uns dias sem dormir bem porque não estava à espera, não contava com esta chamada”, disse D. José Traquina em declarações à Rádio Renascença.
Nas suas primeiras declarações depois da nomeação como bispo auxiliar de Lisboa, D. José Traquina aponta “as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias” como um dos desafios da Diocese de Lisboa.
“Precisamos não só de mais sacerdotes e consagrados mas sobretudo de mais e bons servidores de Deus e este povo de Deus merece e há-de ser desse Povo de Deus que hão-de surgir essas vocações.
Segundo o comunicado da Nunciatura Apostólica em Portugal, enviado à Agência ECCLESIA, Francisco atribuiu ao novo membro do episcopado português o título de bispo de Lugura.
D. José Augusto Traquina Maria nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, (Patriarcado de Lisboa), e foi ordenado padre a 30 de junho de 1985.
Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o futuro bispo auxiliar do Patriarcado esteve vários anos ligado à preparação dos candidatos ao sacerdócio, tendo feito parte da equipa formadora do Seminário de Almada e do Pré-Seminário de Lisboa.
O novo bispo foi responsável máximo da Vigararia Cadaval-Bombarral, em três mandatos diferentes (1993,1996 e 2001), no ano seguinte integrou o Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa, e em 2003 foi nomeado Assistente do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas e mais tarde Cónego da Sé Patriarcal de Lisboa
Na última década, para ter assumido a sua missão pastoral à frente da comunidade católica de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, D. José Augusto Traquina foi designado Vigário da Vara da Vigararia III da cidade de Lisboa, em 2011, cargo que acumulou com o trabalho de diretor espiritual do Seminário Maior de Cristo Rei do Olivais e com a coordenação do Conselho Presbiteral de Lisboa.
O patriarcado de Lisboa, cujo território não coincide com o do distrito, engloba mais de 2,3 milhões de pessoas (1,9 milhões de católicos) e perto de 300 paróquias.
O patriarca, D. Manuel Clemente, tinha como bispos auxiliares D. Nuno Brás e D. Joaquim Mendes.
A ordenação episcopal de D. José Augusto Traquina Maria vai ser em Lisboa, no dia 1 de junho, solenidade da Ascensão do Senhor, às 16h00.
JCP/MD