D. José Policarpo quer Igreja comprometida com a «vida dos homens»

Patriarcado de Lisboa inaugurou Instituto Diocesano da Formação Cristã

D. José Policarpo defendeu esta Terça-feira que a Igreja em Lisboa tem de estar comprometida com a vida da sociedade.

“Vamos fazer da nossa Igreja de Lisboa uma Igreja apaixonadamente comprometida com a vida dos homens – nada nos é indiferente -, mas façamo-lo de uma maneira própria de nós, cristãos, com o sentido novo que a Páscoa de Jesus nos trouxe”, defendeu na inauguração do Instituto Diocesano de Formação Cristã do Patriarcado.

Em declarações citadas pela RR, D. José Policarpo disse que “não há nada pior na vida da Igreja do que uma experiência de Fé com o arrobo místico e pietista, sem a sabedoria que lhe vem da Palavra de Deus, ou da palavra da Igreja, ou de uma inteligência bem formada para acompanhar essa experiência”.

“Não há nada mais perigoso do que um teólogo cuja Teologia não tem na base uma forte experiência de Fé”, sublinhou o Cardeal-Patriarca.

O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) é uma instituição religiosa católica “ao serviço da formação para a Missão, na Igreja de Lisboa”.

Segundo os seus estatutos são fins do Instituto “coordenar e fomentar a formação cristã integral do laicado e de quantos têm interesse no conhecimento da fé cristã e da doutrina da Igreja, em interligação com todos os departamentos da Cúria Diocesana e outras instâncias que na Diocese têm responsabilidades formativas”.

Quer ainda “dinamizar a pesquisa, o estudo e a avaliação de diferentes iniciativas no âmbito da vida diocesana”, “contribuir para a formação de uma consciência cristã capaz de fazer uma leitura crítica, responsável e interventiva, da actualidade” e “promover o diálogo entre a fé e a cultura de cada tempo”.

Partilhar:
Scroll to Top