D. Jorge Ortiga apela ao diálogo entre fé e razão

Jornadas em Braga debatem a relação «religião, Igreja e sociedade»

D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, pediu esta Sexta-feira um “diálogo permanente entre razão e fé”, que considerou como uma “urgência”.

“Diante das grandes questões que alimentam a discussão pública entre ciência e religião, podemos concluir que a cultura sem a referência à fé perde uma parte da sua fundamentação e a fé sem a compreensão da razão fica privada da racionalidade que a acredita”, disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

O prelado falava na abertura das I Jornadas sobre “Religião, Igreja e Sociedade”, que decorrem em Braga, lembrando que “o espaço da Arquidiocese está dotado dum conjunto de Instituições Universitárias cujo potencial pode e deve ser aproveitado para desenvolver a inteligência do pensamento, suscitar o encontro e o debate cultural entre as diversas ciências humanas”.

“A Universidade deve estar atenta ao meio cultural que a rodeia para exercer aí a sua missão inteligente de serviço à causa pública. A Igreja, por seu lado, também tem marcado a cultura com a originalidade do seu pensamento nas mais diversificadas manifestações artísticas”, precisou.

Para D. Jorge Ortiga, “tal como a Universidade, o mundo eclesial precisa sempre de extravasar o âmbito dos espaços sagrados e entrar na vida dos homens, propondo de forma clara e inequívoca a sua concepção acerca do sentido da vida humana”.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou que a Igreja precisa “de ouvir e escutar as expectativas e as preocupações da humanidade”.

Neste contexto, as Jornadas inserem-se num “movimento criativo de um espaço aberto à reflexão múltipla, de acolhimento, de debate em torno de assunto sempre oportuno a toda a sociedade”.

O arcebispo de Braga cita o programa pastoral da diocese, na qual se fala em “ponderar a criação, tal como sugerido pelo Papa Bento XVI, de um «pátio dos gentios»”, que seria “um espaço multidisciplinar, aberto a crentes e não crentes, que terá como principal preocupação um diálogo franco e aberto sobre as várias dimensões da vida humana”.

As I Jornadas sobre “Religião, Igreja e Sociedade” decorrem em Braga, nos dias 19 e 20 de Novembro, numa iniciativa da Pastoral Universitária e a Vigararia Episcopal da Cultura e Diálogo da Arquidiocese de Braga.

“Repensar a religião no interior da cultura e no diálogo com a sociedade implica, antes de mais, colocar a questão fundamental da relação entre o ser humano e a religião, como horizonte de qualquer reflexão que sirva de argumento a este Congresso”, indica a organização do evento.

D. Jorge Ortiga deixou voto de que esta iniciativa tenha “um efeito multiplicador” e coloque no espaço cultural “o contributo do pensamento cristão no desenvolvimento e na harmonia das relações entre os povos, culturas e religiões de todo o mundo”.

Programa completo disponível no site oficial do evento.

Partilhar:
Scroll to Top