«A religião pode contribuir no desenvolvimento integral do homem?» e «A razão está aberta à transcendência?» são temas em debate
Cidade do Vaticano, 19 abr 2013 (Ecclesia) – ‘A liberdade religiosa hoje’ é o tema da conferência TEDx ‘Via della Conciliazione’, patrocinada pelo Conselho Pontifício da Cultura, da Igreja Católica, que está a decorrer em Roma.
Oradores de vários pontos do globo vão falar no congresso sobre a situação nos seus países, estando também previstos testemunhos através da internet.
O congresso, que conta com a participação de personalidades de várias religiões, intelectuais e artistas, foi aberto com uma mensagem do presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi.
O cardeal italiano recordou que 65% da população mundial vive em países onde há restrições à liberdade religiosa, um “direito fundamental”.
“Nos nossos tempos, a liberdade religiosa não é uma opção, mas uma necessidade. Há uma dolorosa falta de liberdade religiosa em muitas partes do mundo”, lamentou, apontando o dedo também às “sociedades mais democráticas”.
“Ainda tem sentido hoje falar de liberdade religiosa?”; “Liberdade e religião são palavras em antítese?”; “A religião pode contribuir no desenvolvimento integral do homem?”; “A razão está aberta à transcendência?”; “O que dá verdadeiro significado à vida?” são as principais questões em debate.
Os conferencistas foram selecionados depois de um ano de pesquisa, e muitos deles nunca se pronunciaram publicamente sobre a liberdade de religião.
O ex-basquetebolista da NBA Vlade Divac e a cantora de origem cubana Gloria Estefan são alguns dos 18 oradores do evento.
“Ao acolher o TEDx no Vaticano queremos promover a mensagem de paz e que a liberdade religiosa constitui uma importante dimensão para a cultura de paz”, referiu a organizadora, Giovanna Abbiati, em declarações prestadas em setembro de 2012.
A TED – Tecnologia, Entretenimento e Design – foi fundada na Califórnia (Estados Unidos da América) em 1948 para promover “ideias que vale a pena partilhar”, permitindo aos oradores falar durante 18 minutos.
Via della Conciliazone é a artéria de Roma que termina na entrada da Praça de São Pedro, centro da Cidade do Vaticano.
RV/OC/RJM