Cultura: Programa radiofónico «Encontros com o Património» vence prémio da União Europeia

Galardões vão ser entregues a 5 de maio, em Viena

Lisboa, 20 mar 2014 (Ecclesia) – O programa da rádio TSF ‘Encontros com o Património’ foi galardoado hoje com o Prémio Europa Nostra – Património Cultura da União Europeia.

O programa radiofónico, que venceu na categoria ‘Educação, formação e sensibilização’ é um espaço onde se fala “de sítios com história, paisagens e pessoas, o passado e o presente”, pelo microfone do repórter Manuel Vilas-Boas, e pela conversa com diferentes especialistas, lê-se no site da TSF.

“É o reconhecimento de quem se bate pela vida do património”, disse o jornalista à emissora.

Emitido aos sábados, às 12h10, com repetição domingo depois da 01h00, nos ‘Encontros com o Património’ fica-se a conhecer “Portugal na sua variedade de monumentos, locais, sítios muitas vezes escondidos”.

Promover “elevados padrões e competências na prática da conservação do património cultural tangível” e estimular o intercâmbio do conhecimento e “experiência no âmbito do património cultural europeu”, são dois objetivos do Prémio Europa Nostra – Património Cultura da União Europeia.

‘Encontros com o Património’ é uma parceria entre a TSF e a Direção-Geral do Património Cultural.

Em 2008, Portugal recebeu uma medalha na categoria ‘ Investigação’ pelo trabalho realizado pelo Museu da Presidência sobre o Palácio de Belém e no ano seguinte e em 2010 a cidade de Coimbra foi laureada com dois prémios de preservação do património cultural europeu pelo projeto de recuperação da Via Latina da Universidade de Coimbra e do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, ambos na categoria ‘ Conservação’.

Em 2012, o restauro dos seis órgãos históricos da Basílica do Convento de Mafra foi distinguido com o prémio na categoria ‘Conservação’.

Em 2013 foram quatro os projetos portugueses distinguidos: Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e Chalet da Condessa de Edla, em Sintra, na categoria ‘ Conservação’; Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, na categoria ‘Contribuição’ exemplar de um individuo ou organização; e Projeto SOS Azulejo, em Loures, na categoria ‘Educação, formação e sensibilização’.

A lista completa dos premiados deste ano da qual consta um outro projeto português – “Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras” pode ser consultada no site do organismo.

A cerimónia de entrega dos prémios vai ter lugar no dia 5 de maio, no Burgtheater de Viena, sob o patrocínio do presidente da Áustria, Heinz Fischer.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top