Programa do «Átrio dos Gentios» inclui nove temas e 30 personalidades convidadas
Cidade do Vaticano, 25 set 2012 (Ecclesia) – O presidente da República de Itália abre a 5 de outubro, em Assis, uma nova sessão do ‘Átrio dos Gentios’, plataforma da Igreja Católica para o diálogo entre crentes e não crentes.
Giorgio Napolitano vai dialogar com o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, estrutura do Vaticano que coordena o ‘Átrio dos Gentios”, revelou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.
O programa, anunciado em conferência de imprensa realizada no Vaticano, prevê a participação de 30 personalidades em nove encontros que decorrerão na cidade de nascimento de São Francisco.
“Trabalho, empresa e responsabilidade”, “contemplação e meditação”, “O diálogo intercultural e inter-religioso pela paz”, “Os jovens, entre fé e niilismo”, “O grito da terra”, “Arte e fé” e “O grito dos pobres, crise económica mundial, desenvolvimento sustentável” são os temas dos painéis que se realizam a 6 de outubro.
Entre os participantes incluem-se o cineasta Ermanno Olmi, o arquiteto Massimiliano Fuksas e a sindicalista Susanna Camusso, enquanto que a moderação dos debates é assegurada por jornalistas italianos conhecidos do grande público.
A sessão do Átrio dos Gentios em Assis, intitulada “Deus, Este Desconhecido”, termina com um encontro entre o cardeal Gianfranco Ravasi e o ministro italiano do Desenvolvimento Económico, Infraestruturas e Transportes, Corrado Passera, refere a mesma fonte.
O encontro inaugura o “Ano da Fé”, instituído pelo Papa Bento XVI, que tem abertura oficial marcada para 11 de outubro e se prolonga até 24 de novembro de 2013.
O ‘Átrio dos gentios’ chega pela primeira vez a Portugal entre os dias 16 e 17 de novembro nas cidades de Guimarães e Braga, respetivamente capitais europeias da cultura e da juventude no ano de 2012.
A sessão minhota vai ter como tema central ‘O Valor da Vida’ e é organizada pelo Instituto de História e Arte Cristãs, da Arquidiocese de Braga, em articulação com o Conselho Pontifício para a Cultura.
“Identidade e sentido da vida de um povo” é a temática escolhida para a conferência de abertura, pelo ensaísta Eduardo Lourenço, a que se segue o debate sobre “o valor e o sentido da vida de cada ser humano”, com o cardeal Gianfranco Ravasi e o neurocirurgião português João Lobo Antunes.
A iniciativa passou por várias cidades europeias depois da sua sessão inaugural em Paris, em março de 2011.
OC/RJM