Presidente da Associação de Reitores sublinha presença cristã em publicação dirigida a públicos afastados da Igreja
Almada, Setúbal, 07 jul 2012 (Ecclesia) – Os santuários de Cristo Rei, Avessadas, Balsamão, Brotas, Lapa, Loulé e São Mateus do Pico constituem o tema de capa da mais recente edição da revista ‘Itinerante’, dedicada aos passeios a pé, que vai ser lançada hoje.
O presidente da Associação de Reitores dos Santuários de Portugal realçou à Agência ECCLESIA a presença da espiritualidade cristã numa publicação em que a maior parte do seu público poderá não se identificar com a Igreja Católica ou não ser crente.
“Entrarmos numa revista deste género é uma mais-valia para nós porque a mensagem dos santuários vai chegar aos seus leitores”, frisou o padre Sezinando Alberto.
“Oxalá que esta revista convença mais reitores para que pelo menos uma vez por ano saia uma edição dedicada a outros santuários. Hoje em dia temos de recorrer ao marketing e gastar dinheiro com isso mas há alguns responsáveis que não estão para aí virados”, acrescentou.
A sessão de apresentação do número sete da ‘Itinerante’, que se apresenta como “a primeira revista nacional de pedestrianismo”, decorre às 18h00 no edifício de acolhimento do Santuário de Cristo Rei, em Almada, dirigido pelo padre Sezinando.
“Este é sem dúvida um tema intemporal, que atravessa séculos e crenças, por vezes de origem pagã, mas bem presente nos dias de hoje. Continua a mover e motivar multidões! É de facto impressionante o movimento diário à volta da maioria dos Santuários que visitámos, assim como as multidões que aí se concentram nos dias de festa”, escreve Nuno Gama Nunes no editorial.
O texto de apresentação assinado pelo diretor da publicação salienta que “os Santuários são também um ponto de referência nas regiões onde se encontram e à sua volta há muitos caminhos a percorrer, por objetivos religiosos e de fé, culturais, de contacto com a natureza e com o património das regiões, ou simplesmente para exercício físico”.
Os roteiros incluem o Convento de Avessadas, na região de Marco de Canaveses, o caminho em redor do Convento de Balsamão, no nordeste transmontano, o trajeto entre o Fluviário de Mora e o Santuário de Brotas, no Alentejo, e a descoberta da rota entre o Santuário de Cristo Rei até Cacilhas, junto rio Tejo e com vistas para Lisboa.
A revista, que já dedicou um número aos caminhos que se dirigem a Santiago de Compostela, em Espanha, abrange também o Santuário da Lapa, no concelho de Sernancelhe, o percurso entre Querença e o Santuário da Mãe Soberana, em Loulé, e o trilho que une a Igreja de Santa Maria Madalena ao Santuário do Bom Jesus Milagroso do Pico, em São Mateus, nos Açores.
Esta edição da ‘Itinerante’ contém uma entrevista ao reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e um artigo de José António Falcão, diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, além da indicação dos santuários portugueses, divididos por regiões.
RJM