Padre João Paulo apresenta eventos e publicações da editora que se apresentam na FLL
Lisboa, 05 jun 2024 (Ecclesia) – A temática religiosa está na maior Feira do Livro de Lisboa (FLL) de sempre, que decorre até 16 de junho, com a participação da Paulus Editora que, segundo o editor João Paulo, pretende “fortalecer a presença da Igreja” em Portugal.
“A Paulus vem-se preparando há um ano [tendo] em vista a Feira do Livro, aqui de Lisboa. Como nós sabemos, é um evento que marca um momento cultural, intelectual e, naturalmente, plural. Tanto da igreja como também da sociedade lisboeta”, explica o sacerdote, em entrevista ao Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.
O editor destaca que a Feira do Livro de Lisboa regista um “grande expoente cultural” e que a Paulus não poderia deixar passar a oportunidade de marcar presença na 94ª edição da FLL, que atinge um “público diferenciado e variado”.
“Eu acredito que enriquecer-se de literatura é importantíssimo. E fazer com que os portugueses leiam ainda mais, e temas diversificados, é uma oportunidade ímpar para a igreja e para a sociedade portuguesa”, afirmou o padre João Paulo.
O Parque Eduardo VII recebe mais uma edição da Feira do Livro, entre os dias 29 e 16 de junho, que este ano atingiu o limite da sua capacidade, com 350 pavilhões, duas novas praças, horário alargado e uma forte aposta na acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, informa a Lusa.
Durante a permanência na FLL, a Paulus Editora promove várias ações, nomeadamente um debate centrado na retrospetiva da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e os efeitos que tiveram na Igreja em Portugal, a realizar-se no dia 8 de junho, pelas 16h.
Já no dia 9 de junho, às 18h, a editora católica apresenta a publicação ‘Catequese dialogal – Um conceito inovador para uma nova prática’, do ‘You Cat’, o catecismo juvenil da Igreja Católica.
“É um livro sobre a catequese para catequistas, [que explica] como os catequistas podem oferecer uma boa catequese e aprimorar-se no ensino aos jovens sobre o catecismo e a catequese de forma geral”, assinala o editor da Paulus.
Entre as várias publicações que a editora propõe na FLL, o padre João Paulo salienta o livro ‘Uma paróquia dos Diabos’, que conta a aventura de “um pároco que quer ser pároco”, que encontra uma seita protestante que começa a invadir a Igreja, levando-o a não saber como lidar com a situação.
“Ele vai tentar dialogar, conversar e trabalhar com o povo daquele povoado de Carvalhal para tentar colocar as coisas nos seus divididos lugares, tornando-se um pastor naquela região”, adianta o editor.
‘O Burnout’ é outro dos livros que vai estar na banca da Paulus, que propõe o desafio de viver uma vida de entrega a Deus e aos outros sem ser consumidos pela exaustão nem pelo stress.
“O Burnout está muito presente, principalmente na vida religiosa”, indica o sacerdote, que refere que muitas vezes este é um problema “escondido” no seio da Igreja.
“Nós padres temos a tendência de não falar das nossas fraquezas. E guardamos dentro de nós a nossa dificuldade, não só os padres, os religiosos e as religiosas também. Escondem dentro de si as debilidades que têm e não conseguem abrir-se a uma nova realidade. E aí, claro, o Burnout, como em toda a profissão, em todo o meio, vai demonstrando seus sinais. Seja por agressividade, cansaço extremo. Isso tudo vai também se refletindo na vida religiosa, propriamente. E isso atinge de bispos a leigos e é indiscutível”, referiu.
Na 94ª edição da FLL que, segundo a Lusa, conta com mais 10 pavilhões que no ano passado, para um total de 350, com 960 marcas editoriais, representadas por 140 participantes e 85 mil títulos disponíveis, estão também presentes a Paulinas, a Sociedade Bíblica Portuguesa, a Publicações Jesuítas, a Princípia, e Editorial Cáritas.
A Paulus marca presença nos stands B15/B16.
PR/LJ/OC