Cultura: Museus do Vaticano apresentam em São Marino a exposição «O homem, o rosto, o mistério»

Peças revelam como os artistas, dos gregos e romanos aos contemporâneos, revelaram a identidade pessoal através do retrato

Cidade do Vaticano, 14 jul 2011 (Ecclesia) – A República de São Marino vai acolher a partir de 20 de agosto a exposição ‘O homem, o rosto, o mistério’, com peças procedentes dos Museus do Vaticano.

A mostra, que foi hoje apresentada em conferência de imprensa realizada no Vaticano, segue-se à primeira visita que o Papa Bento XVI realizou a 19 de junho ao terceiro estado mais pequeno da Europa, situado na região central de Itália.

As peças revelam como os artistas, dos gregos e romanos aos contemporâneos, tentaram revelar, através do rosto, a interioridade e os traços exteriores que constituem a identidade pessoal, explica uma nota divulgada pela Santa Sé.

A exposição apresenta a evolução do retrato, começando pela imitação de deuses ou heróis da idade clássica, “até um momento crucial da história, quando se encontra o ‘modelo’ por excelência: Cristo, que revela, com o seu rosto, o rosto do Pai, o Deus criador”, refere o texto.

A partir de então “o drama do ser humano, como documentam também as artes figurativas, centra-se na aceitação ou recusa desse reconhecimento”, acrescenta a nota da mostra, que ficará exposta nos museus administrados pelo Estado.

O Departamento de Antiguidades Clássicas dos Museus do Vaticano vai levar para São Marino obras-primas como a ‘Cabeça de Atena’, original grego do século V a.C, e o “famoso” ‘Busto de Adriano’, proveniente de Vila Adriana, a 30 km de Roma.

A participação do setor de Antiguidades Etrusco-Itálicas vai consistir na apresentação de duas cabeças de terracota, do século III a.C., enquanto que a secção de Arte Paleocristã oferece os “Retratos de Flávio Juliano e de sua mulher Simplícia Rústica”, conjunto de mosaicos da quarta centúria.

A panorâmica da efígie na idade clássica completa-se com o ‘Busto de Trajano’ e os ‘Retratos de Pedro e Paulo’, datados do século V e considerados dos mais antigos do mundo.

Entre as obras medievais incluem-se a pintura de ‘Cristo que abençoa’ (século XII) e o mosaico do ‘Retrato de São Lucas’, que decorava a fachada da basílica do Vaticano na Idade Média.

A secção dedicada à época moderna contém peças de pintura e escultura, com trabalhos de Guercino, Guido Reni e Bernini, de quem se expõe a obra ‘Retrato de homem’.

A última parte da exposição, dedicada à “Santa Face”, apresenta a tela da ‘Verónica’, proveniente da Sacristia Pontifícia, inacessível ao público e a única imagem que reproduz a relíquia venerada no Vaticano.

A ‘Santa Face’, de George Rouault, e obras assinadas por “protagonistas de Novecentos”, como Fausto Pirandello, Francesco Messina e Graham Sutherland, completam o itinerário da mostra.

RM

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Agência ECCLESIA

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