Comentador abre iniciativa no dia 16 de novembro em Guimarães com uma reflexão sobre a «identidade nacional» em tempo de crise
Lisboa, 09 nov 2012 (Ecclesia) – O professor Marcelo Rebelo de Sousa considera que o “Átrio dos gentios”, que vai decorrer entre 16 e 17 de novembro em Guimarães e Braga, será “fundamental para a humanização da sociedade portuguesa”.
Em entrevista concedida à ECCLESIA, o docente universitário e comentador português chama a atenção para a oportunidade que a estrutura criada pelo Conselho Pontifício da Cultura (CPC) vai dar para “crentes de várias religiões” e “não crentes” debaterem “o respeito pela pessoa humana, pela sua dignidade, a sua diferença, os seus direitos e deveres”.
Segundo aquele responsável, a realização do evento nas duas cidades minhotas, respetivamente capitais europeias da cultura e da juventude no ano de 2012, reforça também “o diálogo permanente” que a Igreja Católica quer promover com a sociedade.
“Trata-se de uma realidade que ganhou uma nova dimensão com o Concílio Vaticano II e que hoje, 50 anos depois, faz todo o sentido que tenha pés para andar”, aponta Marcelo Rebelo de Sousa.
A sessão portuguesa do “Átrio dos gentios” vai ter como tema “O Valor da Vida” e conta com a organização do Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, em articulação com o CPC.
O atual conselheiro de Estado vai inaugurar o evento com uma intervenção à volta da “Identidade e sentido da vida de um povo”, a que se seguirá um debate sobre “o valor e o sentido da vida de cada ser humano”, com D. Gianfranco Ravasi e João Lobo Antunes.
Marcelo Rebelo de Sousa pretende “refletir” sobre a “identidade nacional” num “momento particularmente intenso e decisivo da vida coletiva”.
O ‘Átrio dos gentios’ já passou por várias cidades europeias depois da sua sessão inaugural em Paris, em março de 2011.
A edição portuguesa vai ainda englobar debates sobre “estilo de vida e salvaguarda do universo”, desde várias perspetivas, para além de momentos culturais, com concertos, exposições e a apresentação de uma peça de teatro.
A ministra Assunção Cristas, o antigo candidato presidencial Fernando Nobre e a presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, são alguns dos conferencistas convidados, juntando-se aos escritores Vasco Graça Moura e Valter Hugo Mãe, à poetisa Ana Luísa Amaral e ao padre e poeta Tolentino Mendonça, entre outros.
PTE/JCP