Cultura: Igrejas abertas em Braga saúdam «Átrio dos Gentios»

Iniciativa associa-se ao projeto de diálogo entre crentes e não crentes promovido pelo Vaticano

Braga, 17 nov 2012 (Ecclesia) – Vinte igrejas de Braga vão estar hoje de portas abertas, associando-se ao ‘Átrio dos Gentios’, uma iniciativa promovida pelo Pontifício Conselho para a Cultura, do Vaticano, para promover o diálogo entre crentes e não crentes.

Entre as 14h00 e as 22h00, as igrejas vão acolher todos aqueles que as quiserem visitar, com “várias atividades de índole cultural e espiritual”, explica o arcipreste da cidade, cónego Manuel Joaquim Costa, em declarações ao ‘Diário do Minho’.

A sessão minhota do ‘Átrio dos Gentios’, estrutura criada pelo Conselho Pontifício da Cultura (CPC),tem como tema central ‘O Valor da Vida’ e decorre desde sexta-feira, nas cidades de Guimarães e Braga, respetivamente capitais europeias da cultura e da juventude no ano de 2012.

O ‘Átrio dos gentios’ já passou por várias cidades europeias depois da sua sessão inaugural em Paris, em março de 2011.

A edição portuguesa vai englobar hoje, no seu dia final, debates sobre “estilo de vida e salvaguarda do universo”, desde várias perspetivas, para além de momentos culturais, com concertos, exposições e a apresentação de uma peça de teatro.

A ministra Assunção Cristas, o antigo candidato presidencial Fernando Nobre e a presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, são alguns dos conferencistas convidados, juntando-se aos escritores Vasco Graça Moura e Valter Hugo Mãe, à poetisa Ana Luísa Amaral e ao padre e poeta Tolentino Mendonça, entre outros.

OC

Partilhar:
Scroll to Top