Cultura: Igreja celebra «identidades e lugares» do património religioso

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja assinala-se a 18 de outubro

Lisboa, 12 out 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) vai assinalar este domingo o seu dia nacional e desafia diversas instituições a envolver-se nesta dinâmica com o tema ‘Património Religioso: Identidades e Lugares’.

“Centrado na especificidade do património religioso local, pretende integrar a história, a cultura e a arquitetura de cada região, salvaguardando a sua identidade original, mas prestando também ‘atenção às culturas locais’ e ao diálogo da ‘linguagem técnico-científica com a linguagem popular’, explica a diretora do SNBCI.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Sandra Costa Saldanha informa que as atividades programadas vão desde conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas, concertos, entre outros eventos que envolvem “arte religiosa, bibliotecas eclesiais, arquivos ou património imaterial”.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja tem por mote a encíclica ‘Laudato si’, sobre o ambiente (em particular o n.º 143), do Papa Francisco, e propõe para 2015 o tema ‘Património Religioso: Identidades e Lugares’.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja assinala-se a 18 de outubro – dia de São Lucas, padroeiro dos artistas – desde 2011 e pretende desenvolver a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas mas também “debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios a enfrentar”, revela o SNBCI.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top