Iniciativa apresenta programação alternativa aos filmes mais divulgados nas salas
Lisboa, 18 abr 2013 (Ecclesia) – A 10.ª edição do festival internacional de cinema IndieLisboa, que decorre entre hoje e 28 de abril, conta pelo quarto ano consecutivo com um júri da Igreja Católica, que atribui o prémio ‘Árvore da Vida’.
O evento é atualmente “um espaço cultural incontornável, comprovado pela enorme afluência e diversidade de público (maioritariamente jovem) que a ele acorre anualmente”, sublinha a crítica de cinema Margarida Ataíde em artigo publicado no Semanário ECCLESIA.
“Em 2010, a organização do IndieLisboa, recetiva ao desejo da Igreja, particularmente atenta ao pulsar do cinema nacional e deste festival, de estreitar laços e estabelecer um diálogo profundo e aberto com a sétima arte, por um lado, e já com a experiência de contacto com júris e prémios similares em festivais nacionais e internacionais”, recebe “com satisfação” o Prémio Árvore da Vida, recorda.
O mote ‘Hollywood está a ficar sem ideias. Vem ao IndieLisboa ver algo novo’, que marca a edição de 2013, salienta a “premissa de origem” do festival, “baseada na urgência e pertinência de uma programação cinematográfica alternativa, de um público renovado, a partir dela, e de uma profunda revisão do estabelecido ‘mainstream’”.
Competição Nacional e Internacional, Observatório, Cinema Emergente, Pulsar do Mundo, Herói Independente, Indiejunior, Diretor’s Cut e Indiemusic são as secções do IndieLisboa, a que se acrescentam as atividades paralelas, como as conferências ‘Lisbon Talks’.
O prémio ‘Árvore da Vida’, no valor de dois mil euros, resulta de uma parceria entre os Secretariados Nacionais das Comunicações Sociais e da Pastoral da Cultura.
A distinção é atribuída após decisão do júri composto por Margarida Ataíde, Inês Gil, professora de Cinema na Universidade Lusófona, e Rui Jorge Martins, jornalista da Agência ECCLESIA.
O acesso a todos os conteúdos multimédia do Semanário ECCLESIA é garantido através da assinatura anual, no valor de 10 euros, que pode ser pedida através de envio de ‘e-mail’ para agencia@ecclesia.pt .
RJM