Lisboa,14 nov 2013 (Ecclesia) – A estreia mundial do “Te Deum” de D. Pedro IV de Portugal a 16 de novembro, às 21h30, na Igreja de São Roque, e a interpretação de “200 anos de música portuguesa para piano”, por Sofia Lourenço, a 17 de novembro, às 15h30, no Mosteiro de Santos-o-Novo, marcam o próximo fim-de-semana de Música em São Roque.
No sábado, 16 de novembro, o grupo Ensemble MPMP, com direção de Jan Wierzba, apresenta o concerto “Portugal, o Compositor”, com obras de Marcos Portugal, e a estreia mundial de “Te Deum para Vozes Solistas, Coro e Orquestra”, de D. Pedro IV de Portugal, refere a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Os ingressos para a 25º edição da Temporada de Música em São Roque, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, podem ser adquiridos na bilheteira do Museu de São Roque e nos locais dos concertos, no próprio dia, com entrada livre, sujeita à disponibilidade de lugares, refere o documento.
A programação, com assessoria musical do mestre Filipe Carvalheiro, “privilegia a música de compositores portugueses ou de expressão portuguesa, prosseguindo a matriz da Temporada e entroncando na política de apoio à cultura nacional da Santa Casa.”
No domingo, dia 17, Sofia Lourenço interpreta Seixas, Bomtempo & Viana da Mota, percorrendo “200 anos de música portuguesa para piano”.
Antes do espetáculo de Sofia Lourenço, e mediante inscrição antecipada, haverá uma visita guiada ao Mosteiro de Santos-o-Novo que, pela primeira vez, se abre a esta Temporada, com “sons e cenários a conjugarem-se para uma dupla descoberta: a da música e do património cultural da Santa Casa.”
Desde 1988, a Temporada de Música em São Roque, um dos mais antigos festivais de música da cidade de Lisboa, deu já palco a mais de 1400 obras clássicas e contemporâneas, algumas em estreia mundial.
CP