Cultura: Eduardo Lourenço distinguido com Prémio Pessoa

Lisboa, 16 dez 2011 (Ecclesia) – O ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço, 88 anos, é o 25.º distinguido com o Prémio Pessoa, anunciou hoje o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra.

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é uma iniciativa do jornal ‘Expresso’ com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, e destina-se a reconhecer pessoas de nacionalidade portuguesa que protagonizaram uma intervenção relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.

Uma das razões da escolha do júri foi a recente reedição, pela Fundação Calouste Gulbenkian, da obra completa de Eduardo Lourenço, num total de 38 volumes de ensaios político-filosóficos escritos entre os anos de 1945 e 2010.

Nascido em 1923 em São Pedro do Rio Seco, no distrito da Guarda, partiu para França em 1949, onde se encontra radicado até hoje, mas manteve sempre uma forte ligação a Portugal, escrevendo várias obras sobre a sociedade portuguesa.

Presidido por Francisco Pinto Balsemão, o júri do Prémio Pessoa 2011 foi ainda composto por Fernando Faria de Oliveira (vice-presidente), António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga e Rui Baião.

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, foi o premiado na edição de 2009.

Lusa/OC

Partilhar:
Scroll to Top