Diretor artístico do Teatro Académico da Universidade de Lisboa colaborou com o programa de rádio ECCLESIA, emitido desde 2009 na Antena 1
Lisboa, 10 fev 2022 (Ecclesia) – O ator e encenador Júlio Martin, que durante cerca de cinco anos colaborou com o programa Ecclesia na rubrica «Minuto Positivo», procurando o lado “positivo da poesia”, através de vozes “polifónicas” e nem sempre “ligadas à prática cristã”.
O desafio, lançado em 2014, “veio ao encontro de algo que valia a pena partilhar, o diálogo entre os tempos litúrgicos e a poesia. Não necessariamente relacionada com o tema mas provocando este encontro e diálogo, entre Igreja e sociedade, entre a tradição e a contemporaneidade”, afirma à Agência ECCLESIA.
Em dezembro de 2014, Júlio Martin inaugurou o ‘Minuto Positivo’, com um poema dedicado a Nossa Senhora, de Santa Hildegarda de Bingen, mas procurou “vozes polifónicas” entre “poesia portuguesa de todos os tempos mas também os universais”, alguns que “não fazem parte da tradição cristã mas estão em diálogo com o que sentimos”.
O também diretor artístico do Teatro Académico da Universidade de Lisboa, leu poemas de Eugénio de Andrade, Ruy Belo, Edith Stein, D. José Tolentino Mendonça entre muitos outros, da tradição portuguesa mas também internacionais.
“Tive a preocupação de escolher autores que tivessem em sintonia, mas o exercício poético é sempre de uma grande interioridade, de grande confronto, mesmo que seja com lados mais escuros da própria alma mas é uma noite escura que por vezes temos de atravessar para encontrar a luz”, explica.
Através das palavras dos autores, Júlio Martin procurou “provocar algo”.
“Quando provoca algo a poesia tem um lado positivo. O trabalho de poesia quer encontrar a essência da vida e isso traduz-se no trabalho para encontrar a palavra certa, a pausa certa, tanto no escrever como no dizer. E a voz tem grande poder quando se diz poesia. Há poemas que, às vezes, precisam de ser lidos. São como uma montanha ou uma árvore, que precisa ser subida. Necessita de releitura para descobrir a sua essência e sentido. Outros poemas convidam a um caminho, um percurso, e ai temos prazer nessas pequenas descobertas que fazemos ao longo do caminho do poema”, acredita.
Para Júlio Martin, a colaboração em cerca de 200 ‘Minutos Positivos‘ foi “um tempo de privilégio pela proximidade maior com a poesia”.
“Foi um grande desafio procurar os poemas com a duração certa. Nem demasiado pequenos, mas também não poderiam ser demasiado longos. Esta procura e encontro das palavras que fariam mais sentido, dos autores e poetas, em determinado momento, e poder partilhar com as pessoas, foi um grande desafio”, destaca.
O programa Ecclesia que diariamente é emitido na Antena 1 vai mudar de horário e por estes dias recordamos 12 anos de história de emissões na rádio pública.
LS