Iniciativa que decorre em Braga pretende refletir sobre a forma como as dioceses têm potenciado a arte sacra no meio da sociedade
Lisboa, 18 out 2011 (Ecclesia) – A diocese de Braga acolhe hoje o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, subordinado ao tema “Património da Igreja – Conhecer e Fruir”, iniciativa que acontece numa data dedicada a São Lucas, padroeiro dos artistas.
De acordo com um comunicado do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), enviado à Agência ECCLESIA, o evento “pretende constituir um lugar de reflexão e partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas.
O programa inclui diversos painéis sobre a forma como a Igreja Católica dinamiza e divulga o seu património, e a maneira como a arte sacra tem contribuído para a transmissão da fé à sociedade.
Abre ainda um pouco do véu à volta das “potencialidades” de todo o espólio artístico eclesial, que muitas vezes se encontra “invisível” ao público, mas que não deixa de estar “ao serviço do conhecimento”.
“Dando maior visibilidade à atividade” das dioceses, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja “visa depois debater novas propostas de atuação, avaliar as dificuldades do setor e identificar os principais desafios”, explica o SNBCI.
A primeira edição do evento, acolhido pelo Auditório Vita, em Braga, nasceu de uma proposta do Conselho Nacional para os Bens Culturais da Igreja e reúne diversos dirigentes e responsáveis diocesanos.
Destaque para a presença de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, de D. Carlos Azevedo, vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e de Sandra Costa Saldanha, diretora do SNBCI.
Ao longo deste dia, haverá tempo para uma visita guiada ao Tesouro-Museu da Sé de Braga e ao Museu Pio XII, pelas 14h30.
Realce ainda para um colóquio sobre Turismo Religioso, a partir das 16h00, onde se irão discutir formas de “articulação entre culto e cultura”.
JCP