Ciclo «Video Lucem» decorre entre novembro e maio de 2018
Faro, 09 nov 2017 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve associou-se ao projeto ‘Video Lucem’ que vai levar o Cinema a igrejas da região entre hoje e maio de 2018, propondo “temas relacionados com a espiritualidade”.
Após a primeira edição do projeto “Video Lucem” (em português, “Vejo a Luz”), que levou cinema às igrejas algarvias em 2016, a Diocese do Algarve volta a apoiar, através do Setor Diocesano da Pastoral do Turismo e do Setor Diocesano da Pastoral da Cultura, Património e dos Bens Culturais, este projeto na sua segunda edição.
Igualmente organizado pelo Cineclube de Faro e integrado no programa 365 Algarve, contando com a parceria da Direção Regional de Cultura do Algarve, o “Video Lucem” 2017/2018 será composto de sete cine-concertos (projeção de filme acompanhada por interpretações musicais) em igrejas algarvias que apresentarão obras do cinema mudo.
O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que o primeiro evento tem lugar hoje na igreja de São Francisco de Faro, sendo projetado o filme “Opinião Pública” de Charles Chaplin e a interpretação musical caberá a Maria João, Zé Eduardo & João Farinha.
No dia 7 de dezembro, a igreja matriz de Loulé acolhe a projeção “Mãe” de Vsevolod Pudovkin e o concerto de Custódio Castelo e, no dia 13 de janeiro, “Os Lobos”, de Rino Lupo, passarão na igreja matriz de Martim Longo, acompanhados pela musicalidade Nicholas McNair.
O “Video Lucem” prossegue no mês de fevereiro, dia 8, na igreja de Santiago de Tavira com o visionamento de “O Vento” de Victor Sjöström e a música de Filipe Raposo, seguindo-se no dia 8 de março, na igreja matriz de Ferragudo, “Ring up the Curtain”, de Harold Lloyd, e “Sherlock Jr.”, de Buster Keaton, com música de João Frade e Noiserv.
No dia 6 de abril, a Sé de Silves recebe “Douro, faina fluvial” de Manoel de Oliveira e “À propos de Nice” de Jean Vigo, com interpretações de Ana Deus & Luca Argel e Viviane & Tó Viegas.
A segunda edição de “Video Lucem” encerra-se no dia 30 de maio com “Os faroleiros” de Maurice Mariaud e concerto dos Dead Combo.
OC