Braga, 12 mar 2014 (Ecclesia) – O Centro Académico de Braga (CAB) vai promover a 5 de abril, o colóquio ‘Fé e Arte’ sob o tema “Elogio dos Sentidos: do Corpo e do Espírito”, pretendendo “ser uma oportunidade de formação estética e teológica”.
“‘Fé e Arte III – Elogio dos Sentidos: do Corpo e do Espírito’ quer continuar a ser uma oportunidade de formação estética e teológica, bem como um terreno estimulante, que proporcione o encontro fecundo entre interessados em criação artística e pensamento teológico”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A formação que vai ter lugar na Aula Magna da Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) “deseja também indicar os sentidos do corpo como lugar do sentido, desde logo como forma de resistência ao sem-sentido que perde tanto o corpo como o espírito”.
Ao longo do dia vão decorrer duas conferências principais e dois painéis que vão juntar “diversos artistas e pensadores para promover novos espaços de encontro entre criação e pensamento, culto e cultura, contribuindo para a reflexão sobre a arte, a fé e a relação entre ambas junto de novos públicos”.
A conferência inaugural vai estar a cargo da teóloga Stella Morra, seguindo-se depois uma conferência sobre o tema “Sentidos em diálogo” com o padre José Tolentino Mendonça, teólogo e poeta, e Manuel Fúria, cantautor.
Ao início da tarde decorre uma mesa redonda intitulada “Sentidos em círculo” com a jornalista Paula Moura Pinheiro, o ator Ruy de Carvalho, o poeta Nuno Júdice, a pintora Luísa Jacinto, e o estudante jesuíta João Sarmento.
A conferência conclusiva “Fazer o sentido” vai estar a cargo do escultor Asbjorn Andresen.
A organização do colóquio ‘Fé e Arte’ está a cargo do CAB em parceria com o Seminário Conciliar S. Pedro e S. Paulo, de Braga.
MD