Cuba: termina visita do episcopado Norte-americano

Termina esta Sexta-feira a visita que uma delegação do episcopado norte americano fez a Cuba. O Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O’Malley,  o bispo de Orlando, na Flórida, D. Thomas Wenski, e o bispo auxiliar de San Antonio, no Texas, D. Oscar Cantú, estiveram nas três dioceses da ilha.

D. Thomas Wenski sublinhou a oportunidade de uma “maior aproximação” que a visita desencadeou. “É importante não perder a oportunidade oferecida para uma maior aproximação” entre os dois povos e as suas Igrejas.

O bispo auxiliar de San Antonio afirmou ainda que quer a Igreja norte-americana como a Igreja cubana “desejam adequadas mudanças na política dos dois países precisamente para acelerar essa tão auspiciada aproximação” e pediu “mais liberdade de viagem para cubanos e norte-americanos”.

Já o Arcebispo de Boston destacou o relacionamento histórico entre as duas Igrejas dos dois países, relação que “deve ser consolidada e nutrida com iniciativas, amizade e partilha”.

O director do Escritório do Episcopado Norte-Americano para a América Latina e Caribe, Padre Andrew Small, que acompanha os bispos, destacou, positivamente, as novas medidas do presidente norte-americano, Barack Obama, em relação a Cuba, apesar de assinalar a sua “lentidão”.

“Talvez porque nos últimos meses política internacional norte-americana está a ser revista”. O sacerdote afirmou que “há muito a ser feito e com este ritmo vai levar muito tempo”.

O final do embargo a Cuba foi mais uma vez pedido por todos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top