Cuba: Papa Francisco pede aos jovens compromisso para construir «pátria de hoje»

País sul-americano conheceu esta semana novo presidente depois de 60 anos da família Castro no poder

Visita do Papa Francisco a Havana em Setembro de 2015

Cidade do Vaticano, 21 abr 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu hoje aos jovens cubanos que se comprometam com a Igreja na “Cuba de hoje”.

“Animo-vos para terem um compromisso cada vez mais concreto ao serviço da Igreja nesta Cuba concreta de hoje, sem medo de escutar o chamamento de Deus nas situações que se vos apresentam todos os dias”, afirmou Francisco numa videomensagem dirigida aos responsáveis pela pastoral juvenil, por ocasião de um encontro local.

Recorde-se que na passada quinta-feira a Assembleia Nacional cubana elegeu como novo presidente Miguel Díaz-Canel, pondo fim a 60 anos de governo da família Castro à frente do país.

Francisco quis apelar a todos os jovens para se unirem na construção da “Igreja cubana de hoje e de amanhã, a pátria cubana de hoje e de amanhã”.

“Que possam descobrir a oportunidade de aprofundar o processo de fé de cada um e ir construindo a Igreja cubana de hoje e de amanhã, a pátria cubana de hoje e de amanhã, sabendo que não estão sós e que apenas construímos a partir da comunidade à qual pertencemos, concreta, onde nos comprometemos na vida e animamos vocacionalmente”.

O Papa tem em mente a preparação do encontro nacional da juventude, em Santiago, e também o que irá acontecer no Panamá, em janeiro de 2019.

“Que o esforço para a próxima Jornada Mundial da Juventude no Panamá e a de Cuba, em Santiago, não seja apenas para o evento mas que vá mais além”.

“Bons patriotas amem a sua terra, amem a sua pátria. Sejam generosos e abram o coração ao Senhor”, enfatizou o Papa Francisco.

O Papa Francisco esteve em Cuba, em setembro de 2015, numa visita apostólica marcada por apelos à reconciliação e à mudança.

LS

Partilhar:
Scroll to Top