Cuba: Papa encontrou-se com o presidente Raúl Castro

Responsáveis diplomáticos também se encontraram no Palácio da Revolução de Havana

Havana, 20 set 2015 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje o presidente de Cuba, Raúl Castro, para um encontro privado no Palácio da Revolução da Havana, horas depois de se ter encontrado com Fidel Castro.

Além desta reunião, encontraram-se no mesmo local os responsáveis pelas diplomacias da Santa Sé e Cuba, com a presença do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e do vice-presidente do Conselho de Estado e de Ministros cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

Francisco ofereceu a Raúl Castro um mosaico da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, e recebeu do presidente um grande crucifixo da artista plástica Alexis Leyva Machado (Kcho)

A comitiva do Papa nesta viagem inclui cerca de 30. pessoas, incluindo o braço direito do secretário de Estado, D. Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.

A Santa Sé explica que esta presença reforça a importância dada à “política externa” nesta décima viagem do Papa ao estrangeiro.

Os Estados Unidos da América e Cuba anunciaram em dezembro de 2014 a decisão de restabelecer as relações diplomáticas e económicas entre os dois países, que tinham sido cortadas em 1961, pouco depois de chegada ao poder de Fidel Castro.

A terceira visita de um Papa a Cuba, após São João Paulo II (1998) e Bento XVI (2012), marca o 80.º aniversário das relações diplomáticas entre a Santa Sé e Havana.

OC

Partilhar:
Scroll to Top