Francisco vai celebrar Missa antes de rumar a Santiago de Cuba
Havana, 21 set 2015 (Ecclesia) – O Papa deixou hoje a capital de Cuba rumo a Holguín, cerca de 730 quilómetros a leste de Havana, cidade que nunca tinha recebido uma visita pontifícia.
Francisco vai presidir à Missa na Praça da Revolução ‘Calixto García Iñiguez’, a primeira vez que este espaço é usado para celebrações religiosas, seguindo depois para junto da cruz que se vê de toda a cidade, para abençoar a população.
Esta é uma novidade face às visitas de São João Paulo II (1998) e Bento XVI (2012), os primeiros Papas a pisar solo cubano.
Em seguida, Francisco segue Santiago, 140 quilómetros a sul, para encontros com os bispos e uma oração no santuário mariano nacional.
O Papa vai assinalar assim o 100.º aniversário da declaração da Virgem da Caridade do Cobre como padroeira do país.
Neste mesmo santuário vai iniciar-se o programa de terça-feira, com uma Missa, antes de um encontro com as famílias na catedral de Santiago e da cerimónia de despedida, nesta cidade.
O Papa segue depois para os Estados Unidos da América, onde permanece até ao dia 27 deste mês: estão previstas 26 intervenções e sete voos, que perfazem um total de 19 mil quilómetros.
De regresso a Roma, o voo papal deve aterrar na capital italiana pelas 10h00 (menos uma em Lisboa) de 28 de setembro.
OC