Cuba: A «Virgem Mambisa», ícone da independência

Lisboa, 13 mar 2012 (Ecclesia) – Bento XVI vai visitar Cuba, de 26 a 28 deste mês, em pleno Ano Jubilar mariano que celebra quatro séculos da descoberta e presença da Virgem da Caridade, padroeira da ilha.

A imagem Virgem da Caridade do Cobre foi descoberta há 400 anos por três trabalhadores, numa canoa, quando estavam em busca de sal e viram um pequeno vulto branco a flutuar, em cima de um pequeno pedaço de madeira.

Segundo a tradição, as suas vestes estariam secas, apesar de se encontrar na água, e junto da imagem encontrava-se uma inscrição, ‘Eu sou a Virgem da Caridade’.

A devoção estendeu-se rapidamente desde o santuário, na localidade de Cobre, Santiago, para toda a ilha, onde é conhecido popularmente por “Virgem Mambisa”.

A denominação, transmitida oralmente de geração em geração, não tem uma explicação unânime, mas havia a “certeza popular” de que Nossa Senhora acompanhava e protegia os cubanos na sua luta pela independência, como sublinha a nota histórica disponibilizada pelo Santuário da Virgem da Caridade (www.virgendelacaridaddelcobre.org).

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top