Uma noite de perdão entre os jovens de todo o mundo
A noite de Sexta-feira no 10.° Fórum Internacional da Juventude, a decorrer em Roma, foi preenchida por uma vigília de oração, iniciada um filme sobre a viagem da cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, dando a conhecer o efeito da sua visita em vários países.
Em seguida, aconteceu o momento alto da noite, com a chegada da cruz pelas mãos de jovens participantes do fórum. Todos foram convidados a adorar a cruz, permanecer em reflexão individual e celebrarem o sacramento da reconciliação.
Para este momento estavam disponíveis vários padres, para que todos os jovens se pudessem confessar na sua língua de origem. Seguiu-se uma adoração eucarística durante toda a noite.
Tim, delegado do movimento Kolping, da Alemanha, confessou ser “um momento especial pelo silêncio sentido pelos jovens e um tempo para parar, estar com calma”.
Ja para Rafael D’Aqui, delegado da Comunidade Shalom, “foi um ponto alto, muito profundo, em que foi possível o encontro com Deus”.
Na capela, quase totalmente escura, era possível observar a entrega dos jovens, o seu respeito e reconhecimento pela cruz e a emoção muitas vezes sentida em cada rosto e em cada lágrima.
Nos corredores do encontro o silêncio foi sentido durante toda a noite, pedido realizado pela organização, sendo uma forma de respeito para com a noite de Sexta-feira da Quaresma.
Este Sábado, o tema do dia é a preparacao para um casamento cristão, sendo dadas aos jovens várias perspectivas de pensar, preparar e alimentar este sacramento. A noite será de festa.
Domingo acontece mais um grande momento para todos estes delegados, na grande comemoração do 25.° aniversário do Dia Mundial da Juventude, na Praça de São Pedro.
Portugal está representado por Sónia Neves, da Diocese de Aveiro, e Miguel Mendes, da Diocese do Algarve, a convite do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e como delegados da Conferência Episcopal Portuguesa.
AE/DNPJ