Croácia: «Jovens, família e secularismo» dominam agenda de Bento XVI

Padre Federico Lombardi fala sobre a visita pastoral do Papa àquele país, marcada para os dias 4 e 5 de junho

Lisboa, 31 mai 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano considera que a ida de Bento XVI à Croácia, marcada para os dias 4 e 5 de junho, pode ser determinante para travar o avanço do “secularismo” num país com “raízes cristãs profundas”.

“A família e a juventude são campos cruciais nesta matéria, por isso, a viagem do Papa tem como momentos centrais a participação no primeiro encontro com as famílias católicas croatas e no encontro de jovens, que aqui se realiza de dois em dois anos”, escreve o padre Federico Lombardi, no editorial da “Octava Dies”, publicação semanal da sala de imprensa da Santa Sé.

A 19ª deslocação oficial do pontificado de Bento XVI será dedicada ao tema “Juntos em Cristo”, procurando apresentar a família como um polo essencial de partilha e diálogo, naquela que já é considerada como a “era do Facebook”.

No seu texto, o sacerdote lamenta que “o encontro e a comunhão entre as pessoas pareçam cada vez mais difíceis, num mundo onde as formas de comunicação se multiplicam e invadem a vida”.

Bento XVI regressa à Croácia depois de já ali ter estado várias vezes, ainda como cardeal, nos últimos 20 anos.

Para o arcebispo de Split Makarska, trata-se de “uma oportunidade feliz que enriquece a Igreja e a sociedade inteira”.

Só daquela arquidiocese deverão ir ao encontro do Papa, este domingo, cerca de 15 mil pessoas, a fim de participarem no Dia Nacional da Família.

As pessoas estão sobretudo desejosas de ouvir “uma mensagem profética, de fé e esperança”, acrescenta D. Marin Barisic.

Antes disso, no sábado, a agenda de Bento XVI inclui encontros com autoridades políticas, religiosas e civis, com o corpo diplomático croata e ainda com personalidades do mundo académico, empresarial e cultural.

Destaque também, nesse dia, para a presença do Papa numa vigília de oração com os jovens.

RV/JCP

Partilhar:
Scroll to Top