Caríssimos irmãos e irmãs no Senhor Jesus Os bispos de Portugal, perante a crescente difusão das ideologias ateias, nas primeiras décadas do século XX, dando voz ao sentir do povo cristão, acharam por bem erigir um monumento que exprimisse a sua fé e fosse simultaneamente um sinal de desagravo perante o desrespeito por Deus. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a ideia da construção deste monumento foi reforçada como sinal de súplica ao Céu para que Portugal fosse poupado da guerra. O Santuário de Cristo Rei é assim fruto da fé e da gratidão dos portugueses por terem sido livres dos horrores da guerra. Aqui temos o Monumento, inaugurado há precisamente cinquenta anos, dedicado a Cristo Rei e centro dos nossos corações, imponente e ao mesmo tempo acolhedor, grandioso mas abrindo-nos o coração da infinita ternura do amor que Deus tem por cada um de nós. Há cento e dez anos, por insistentes pedidos da Beata Maria do Divino Coração, Religiosa do Bom Pastor, que vivia na cidade do Porto, o Papa Leão XIII consagrou o género humano ao Coração de Jesus. Hoje, na presença das relíquias de Santa margarida Maria de Alacoque, grande apostola da devoção ao Coração de Cristo, queremos actualizar essa consagração, unindo-nos a várias outras feitas por Romanos Pontífices seus sucessores e pelos Bispos de Portugal, para que nos nossos corações, nas nossas famílias, na Igreja e na sociedade reine Jesus Cristo, cujo Reino é feito de justiça e verdade, de paz e amor. Digamos, pois, com humilde confiança: Queremos ser vossos, Senhor!
1 – Senhor Jesus, de coração manso e humilde, queremos responder ao vosso convite: «Vinde a Mim. Vós todos»! Por isso, nos consagramos ao Vosso Coração, renunciando a viver para nós próprios, mas antes em atitude de serviço àqueles que encontramos no nosso dia a dia, certos de que estais em cada um dos nossos irmãos e irmãs, custódias vivas da Vossa presença. Assim, renovamos a consagração do nosso Baptismo, centrados no Coração que mais amou e ama cada um de nós, dizendo: Queremos ser vossos, Senhor!
2 – Senhor Jesus, que nos revelastes o rosto paternal de Deus, rico em misericórdia, queremos consagrar as nossas vidas, tais como são, frágeis e pecadoras, ao Vosso Coração compassivo e misericordioso, para que o mundo creio que o nosso Deus é um Deus de Amor, com um Coração sem fronteiras para amar todos os homens e mulheres sobre a face da terra. Confiantes reafirmamos: Queremos ser vossos, Senhor!
3 – Senhor Jesus, Bom Pastor, que viveis consagrado ao bem de todos nós, dando a vida pelas ovelhas do vosso rebanho, e que conheceis a cada um de nós pelo nosso nome, com a própria história e rosto, limitações e qualidades, desilusões e esperanças, fraquezas e virtudes, fazei que em nosso coração se gravem atitudes de amor e serviço. Justiça e dedicação, privilegiando aqueles que mais precisam de ser amados e servidos, os pobres e marginalizados, os doentes e os idosos, os refugiados e perseguidos por causa da justiça. Digamos em coro fraterno: Queremos ser vossos, Senhor!
4 – Senhor Jesus, que instituístes o Sacramento da Eucaristia como memorial do amor incondicional de Deus que dá a vida até ao fim, reparando construtivamente os pecados da humanidade, fazei que cresça em nós o amor à Eucaristia, centro e cume de toda a vida cristã e fonte de evangelização, tornando-nos reparadores com Cristo reparador, e sendo assim promotores da civilização do amor, como temos sido repetidamente exortados pelos nosso últimos Papas João Paulo II e Bento XVI. Com gratidão, repitamos: Queremos ser vossos, Senhor!
5 – Maria Santíssima, caminho seguro para chegar a Jesus, consagramos os nossos corações ao vosso Coração Imaculado de Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, de todos e cada um dos cristãos, que aqui invocamos como Nossa Senhora da Paz. Com devoção e amor filial, contemplamos a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que nos abre o seu coração de Mãe amabilíssima. Vós que fostes o primeiro sacrário de Jesus sobre a terra e sempre viveste consagrada a Jesus, recorremos á vossa intercessão, para que a Igreja seja mais santa e unida, mais apostólica e missionária, e assim o mundo acredite que Deus é amor e Pai misericordioso de toda a humanidade, dizendo com fervor: Queremos ser vossos, Senhor! Aceitai, Pai amorosíssimo, a nossa consagração ao Vosso Filho Jesus, que na Eucaristia está vivi e oferecendo-Se pela nossa salvação, a fim de que o Seu Coração seja a nossa morada, e protegidos pela intercessão de Maria Santíssima, a melhor Mãe do céu e da terra, caminhemos confiantes, glorificando a Deus e servindo os irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus Convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.
Santuário de Cristo Rei, 17 de Maio de 2009