D. Gilberto Reis esteve no Brasil para concluir processo
No passado dia 12 de Outubro, no alto do morro do Corcovado, aos pés da imagem de Cristo Redentor, foi celebrada a Eucaristia onde se concluiu o processo de geminação dos santuários de Cristo Rei em Almada e do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
A Eucaristia Solene foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, D. António Augusto Dias Duarte, pelos reitores dos santuários, Padre Sezinando Alberto e Padre Omar Raposo, e ainda pelo clero das respectivas Dioceses. Estiveram presentes o Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, António de Almeida Lima, os representantes do Estado Federal e da Prefeitura da cidade do Rio, e uma multidão de fiéis que estavam e passavam pelo espaço envolvente.
Santuários, não só miradouros
[[i,d,628,Reitor do Santuário de Cristo Rei – Almada]] Na homilia, o arcebispo do Rio de Janeiro salientou a ligação histórica existente entre os dois países, e a importância desta geminação como início de um trabalho em comum que desenvolva o trabalho começado no dia 17 de Maio de 2009, aquando da primeira fase da geminação em Almada.
No final da celebração, tomou a palavra o Reitor do Santuário de Cristo Rei, salientando a necessidade de um aprofundamento de uma pastoral de peregrinação de modo que estes lugares sejam vistos como santuários, e não somente como meros miradouros turísticos. De seguida, D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, congratulou-se com a geminação, afirmando que este é mais um desafio para que os homens do nosso tempo, ao contemplarem as esculturas que evocam Jesus Cristo, tomem consciência da mensagem que Ele nos trouxe.
O Cônsul português elogiou a iniciativa, afirmando que “o Rio e Lisboa, duas capitais do império português no passado, têm hoje como suas imagens fortes, turísticas e promocionais, as estátuas do mesmo Cristo que abençoa em gesto amplo e abrangente a visão dos homens que as visitam”.
[[i,d,629,Assinatura]]No final, assinou-se o documento da geminação, e o Reitor do Cristo Rei ofereceu ao reitor do santuário do Corcovado uma réplica da imagem que se venera em Portugal.
O dia terminou com uma recepção no palácio de São Clemente, com um jantar oferecido pelo diplomata português às entidades civis e religiosas presentes no evento.
P. Carlos Silva