Crise: Padres convidam a resistir à «imposição do ter»

Responsáveis eclesiais das dioceses de Évora, Beja e Algarve fornecem pistas para o futuro

Tavira, Faro, 27 Jan (Ecclesia) – Bispos e padres das dioceses do sul deixaram um alerta contra a procura excessiva de bens manteriais, deixando propostas para um novo futuro, no comunicado final das Jornadas de Actualização do Clero do Sul, este ano dedicadas à crise social e económica.

“Alguns dos problemas da actual situação em Portugal têm a ver com esta ‘imposição do ter’, em aspectos tão próximos como ‘a educação formatada’, a ‘teleonomia do sábado’ e a finalidade material da vida’” escrevem os responsáveis eclesiais, num documento enviado à Agência ECCLESIA.

Reunidos em Tavira, litoral algarvio, no sudeste do país, entre 24 e 27 de Janeiro, vários responsáveis das dioceses de Évora, Beja e Algarve abordaram os desafios e as oportunidades da crise, numa iniciativa promovida pelo Instituto Superior de Teologia de Évora.

Para além das dificuldades económicas ou financeiras, que espelham “a debilidade da pessoa humana e a força sedutora do pecado”, o clero do sul chama a atenção para a “rejeição da identidade cristã, numa Europa cada vez mais frágil e vulnerável”.

“Mas nós cristãos temos na história da salvação e na experiência da Igreja, paradigmas para superar as crises” acrescentam os sacerdotes, apontando o exemplo de Cristo como o principal caminho a seguir.

Amor ao próximo, relativização dos bens materiais, esperança, solidariedade, procura do bem comum, defesa da liberdade e o reforço da identidade cristã, especialmente através do testemunho, são algumas das pistas deixadas aos fiéis.

“Infelizmente, constata-se que são poucos os que assumem a causa dos pobres” criticam ainda, assumindo que a Igreja, através das suas instituições, vai continuar a procurar estar próxima das comunidades e dar respostas imediatas aos mais necessitados.

A iniciativa contou com a presença de políticos, economistas e especialistas nas mais diversas áreas, para analisar a situação portuguesa.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR