Crise: Franciscanos abrem cozinha comunitária em Faro

Serviço de apoio social responde a aumento de pedidos de ajuda

Faro, 21 jan 2014 (Ecclesia) – A Ordem Franciscana Secular de Faro inaugurou uma cozinha para apoiar o serviço alimentar prestado aos mais pobres num quiosque em frente à igreja franciscana, no largo de São Francisco, em Faro.

Os franciscanos arrancaram em fevereiro de 2010 com um serviço de apoio aos mais pobres, inspirado numa tradição da devoção de Santo António: a distribuição do “Pão dos Pobres”, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

Na sexta-feira, o frei Paulo Ferreira, que presidiu à bênção das novas instalações, disse que a cozinha agora inaugurada no convento de São Francisco (anexo à igreja) visa “acolher e servir os mais necessitados com mais dignidade”. 

“O espaço que tínhamos era muito limitado para fazer as refeições, não tinha qualidade e pensámos em criar uma cozinha de apoio toda preparada a nível de máquinas e de regras de higiene. As refeições são confecionadas aqui, servidas no quiosque e levadas para casa”, explicou.

O sacerdote, membro da comunidade de Faro da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), revelou ainda em declarações ao jornal regional que, num futuro próximo, “quando o tempo melhorar”, se vai poder adaptar a área em volta da cozinha para acolher os utentes que vivem na rua e que tomam a refeição ali mesmo.

Quando teve início em 2010 o serviço de apoio aos pobres dos franciscanos “apoiava cerca de 30 pessoas, depois passou a ser procurado por cerca de 70 e, atualmente, há semanas em que são atendidas 150 utentes”, revela o frei Paulo Ferreira.

“Os beneficiários deste serviço são sem-abrigo e toxicodependentes, mas também famílias, sendo que 90 por cento dos beneficiários procuram regularmente aquele apoio”, acrescenta.

“Muitas famílias que não vinham, vêm neste momento porque estão com imensas dificuldades, são famílias numerosas que vêm porque pai e mãe estão desempregados e têm crianças na escola. É uma realidade que nos faz pensar bem na carência em que as pessoas estão neste momento a viver”, lamenta o frei Paulo Ferreira, explicando que estes beneficiários “levam alimentação para todo o agregado”.

O frei Paulo Ferreira revelou ainda ao Folha do Domingo que a nova cozinha, que resultou da “dádiva generosa de diversas pessoas”, foi chamada de “O Cantinho do Frei Amorim” um frade falecido recentemente que faria no dia da inauguração 88 anos.

A Terceira Ordem da Família Franciscana, igualmente denominada OFS, é constituída em Faro por membros professos, formandos e jovens da Juventude Franciscana (JUFRA) e foi fundada em agosto de 1735.

FD/MD

 

Partilhar:
Scroll to Top