Semana de estudos da Ação Católica Rural propõe maior proatividade e coletivismo na resolução das desigualdades sociais
Lourinhã, Lisboa, 01 ago 2011 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR), ligada à Igreja Católica, dá hoje início a uma semana de reflexão sobre o papel que cada pessoa poderá ter na “mudança” do país, a nível económico, social e cultural.
A iniciativa decorre na Lourinhã, uma zona na qual “as dificuldades da crise mais se têm feito sentir, com a queda abrupta na construção civil e no comércio a deixar muita gente desempregada”, de acordo com Luís Nunes, da equipa diocesana da ACR, em Lisboa.
“As pessoas dizem que isto está mau, que é preciso mudar, mas não se questionam sobre o que é que podem fazer para que essa mudança aconteça, há cada vez mais individualismo e os problemas coletivos são deixados apenas à responsabilidade do Estado”, lamenta aquele responsável, em declarações prestadas à Agência ECCLESIA.
A 36ª edição desta Semana de Estudos é acolhida pela Casa do Oeste, cerca de 70 km a norte de Lisboa, e conta com a participação de mais de 30 pessoas, sobretudo famílias que disponibilizaram o seu período de férias para abordar esta temática.
“Esperamos que venham com espírito aberto e que quando regressarem às suas terras comecem a fazer alguma coisa, na sua rua, no grupo de amigos, nas associações a que pertencem, para tornar a sociedade mais justa e solidária”, sublinha Luís Nunes.
Para além de um maior coletivismo, a ACR considera que o contexto atual pede uma dose suplementar de proatividade, para que não se desaproveitem algumas das boas oportunidades que se têm aberto na região, sobretudo ao nível do setor agrícola.
Segundo o membro da equipa diocesana do movimento, “também aqui há uma reflexão a fazer, de considerar o trabalho agrícola como digno e uma opção de futuro para as pessoas”.
No próximo ano, esta associação de leigos católicos conta realizar um encontro sobre “as dificuldades e potencialidades do Oeste”, no sentido de identificar mais opções de desenvolvimento para a região.
A Ação Católica Rural é uma associação de leigos formada em 1976, a partir da fusão dos setores masculino e feminino da antiga Liga Agrária Católica, que dirige preferencialmente as suas atividades para os menos favorecidos, segundo o método da “revisão de vida”.
JCP