Cáritas Portuguesa e Ticket Restaurante juntas contra a pobreza envergonhada
A Cáritas Portuguesa assinou esta Quinta-feira um protocolo de cooperação com a Ticket Restaurant. Uma medida de combate à “pobreza envergonhada” que, Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, explica querer “respeitar a privacidade de quem não quer ver a sua situação exposta”.
A Ticket Restaurante foi desafiada a ser parceira nesta iniciativa solidária “que depende dos portugueses”, explica Eugénio Fonseca. Os tickets podem ser adquiridos e enviados à Cáritas que, através dos seus técnicos de atendimento identificam as necessidades e fazem chegar a ajuda às pessoas carenciadas que “não têm condições pessoais de procurar outras possibilidades de apoio já instituídas”.
O Presidente da Cáritas explica que o grande drama da pobreza são “os casos que estão escondidos e, estando ocultos, não são quantificados”. Este é um número “que não é objecto de estatística”, sublinha, acrescentando que esta medida visa ajudar as pessoas “que não entram nos dois milhões de pobres quantificados. Estas são pessoas que foram apanhadas pela crise e que se encontram em situação de carência”.
Esta resposta destina-se a um tipo de público “muito concreto que as Cáritas diocesanas conhecem não a partir dos atendimentos mas através das redes de vizinhança, familiares e de colegas de trabalho” que junto deste serviço de acção social da Igreja Católica, denunciam situações de carência. À Caritas Portuguesa chegam via Internet, muitos pedidos de ajuda. “As ajudas que prestamos, muitas vezes não são na primeira pessoa”.
As situações de pobreza “são nacionais e não localizadas”, explica Eugénio Fonseca. No entanto, adianta que as zonas mais “carenciadas situam-se no Vale do Ave, Braga, Porto, Guarda, Setúbal, Beja e Algarve”.
A Cáritas não quer substituir medidas. “Temos de continuar a valorizar o trabalho meritório já existente” seja através dos Bancos Alimentares, dos refeitórios ou das cantinas sociais.
A venda do ticket é da responsabilidade da empresa que se associa à Cáritas. Os portugueses podem contactar directamente a Ticket Restaurante (através do telefone 210 420 325), comprar tickets e posteriormente enviar para as Cáritas. Por outra via, podem contactar directamente a Cáritas, doar dinheiro e “nós faremos prova que essa verba se destinou a comprar tickets”, explicita Eugénio Fonseca.
Os CTT juntam-se também a esta iniciativa disponibilizando envelopes RSF para que os tickets possam ser enviados, sem custos acrescidos.
Desafiado pela Cáritas Portuguesa, Gonçalo Figueiredo Barros, Presidente da Ticket Restaurante, assume que a empresa quis participar numa “solução para um problema universal” e que “não discrimina ninguém”.
Sem qualquer “comissão de serviço pela comercialização”, a Ticket Restaurante vai disponibilizar a informação sobre a campanha junto dos seus clientes habituais.
Os tickets restaurante, com valores de 5, 10 e 15 euros, podem ser usados em estabelecimentos de natureza alimentar numa rede de cerca 19 mil estabelecimentos, entre supermercados, padarias e talhos. O ticket infância e o ticket ensino, no valor máximo de 25 euros, podem ser utilizados em creches, infantários e estabelecimentos escolares. Esta rede compreende um universo de cerca 1500 estabelecimentos.
Gonçalo Barros explica que os tickets “são normalmente usados por pessoas activas”, evitando o risco de se ser “rotulado como alguém que atravessa uma situação difícil”.
Esta ajuda solidária pode ser contabilizada para efeitos de mecenato.
A CGTP, presente na assinatura do protocolo, saúda a iniciativa da Cáritas e está disponível para colaborar com a campanha que agora arranca. Para isso, “vamos reunir com esta instituição social”, explica à Agência ECCLESIA Deolinda Machado, dirigente da CGTP.
A colaboração dos sindicatos, solicitada pela Cáritas, pode ajudar a identificar situações de pobreza pontuais ou persistentes.