Crise: Cáritas recolheu 295 mil euros

Valor do peditório público praticamente igual ao de 2012

Lisboa, 04 abr 2013 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa recolheu mais de 295 mil euros no peditório público anual que decorreu entre 28 de fevereiro e 3 de março, anunciou hoje a organização em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“A Cáritas continua a acreditar na generosidade dos portugueses que se mostraram muitos solícitos aos apelos dos voluntários mas reconhece como uma evidência as dificuldades e o empobrecimento geral da população”, assinala o organismo da Igreja Católica para a solidariedade e a ação humanitária.

O valor recolhido este ano ficou “ligeiramente abaixo” em relação ao de 2012, uma quebra equivalente a 1 por cento.

Segundo a Cáritas, mais de 56 mil famílias solicitaram apoio à instituição em 2012 e, a nível individual, houve mais de 158 mil pedidos de ajuda em território nacional.

Dados de janeiro deste ano mostram cerca de 10 mil atendimentos, dos quais perto de 2 mil foram “novas situações”.

“Entre as problemáticas atuais o destaque vai para as questões relacionadas com a habitação e o arrendamento”, adianta a organização católica.

O peditório público integrou a Semana Nacional Cáritas e teve em vista a angariação de fundos para a resposta “às solicitações de apoio social”.

A iniciativa envolveu mais de 5 mil voluntários nas ruas, comunidades paroquiais e diversas superfícies comerciais.

A Cáritas deixa uma palavra de agradecimento “a todos os voluntários” que se disponibilizaram para o peditório e a “todos os portugueses que dentro das suas possibilidades deram o seu contributo”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top