Inquérito ajuda a conhecer melhor os leitores destas publicações
A quebra na publicidade provocada pela crise económica, o fim do porte pago e a Internet são factores que estão a pôr em causa o futuro das publicações de inspiração cristã.
Um estudo divulgado esta Sexta-feira, em Fátima, sobre o perfil do leitor das publicações cristãs também não permite expectativas optimistas para o futuro.
O vice-presidente da Associação da Imprensa de Inspiração Cristã (AIIC), Pe. Elísio Assunção, alerta que o futuro das publicações cristãs está em risco.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o director da revista Fátima Missionária acredita que “as publicações que não tiverem qualidade, que não se conseguirem actualizar e que não tiverem interesse para o leitor vão desaparecer”.
Para o Missionário da Consolata, o declínio da imprensa de inspiração cristã não é fundamentalmente um problema económico: “Antes de tudo é uma questão de produzir uma informação que seja interessante”.
Os fracos hábitos de leitura, o aparecimento da imprensa gratuita e a Internet estão a contribuir para “uma mudança na relação de forças que é preciso gerir”, assinala o sacerdote. Por outro lado, acrescenta, “a redução dos incentivos à leitura criou uma situação muito crítica”.
Nos últimos anos, várias publicações encerraram devido ao fim do porte pago e intensificou-se o desvio de leitores para o online, o que significa que está iminente a necessidade de mudanças.
Os dados recolhidos permitem concluir que o leitor-tipo situa-se numa faixa etária elevada, reside no Litoral do país e tem uma vida sedentária, mostrando mais interesse por artigos puramente religiosos em detrimento dos culturais ou desportivos.
Entre outras questões, destaca-se a apresentação do relatório do inquérito aos leitores das publicações associadas da organização. As conclusões do estudo foram apresentadas por Rogério Santos, do Centro de Estudos de Sondagens e Opiniões, da Universidade Católica.
O inquérito reuniu 997 respostas. Os leitores inquiridos afirmaram dar muita importância às temáticas, religião e cultura; pelo contrário, o desporto e a publicidade merecem pouca atenção.
Durante a reunião abordaram-se outros assuntos relevantes para os associados da AIIC. O Portal da Imprensa Regional; a Fundação Vox Populis, que estuda a relação entre os emigrantes portugueses e cultura do país; e a Visa Press, que se debruça sobre os direitos de autor em matéria de clipping, foram alguns deles.
Foi ainda apresentado o plano de actividades, o relatório de gestão de contas 2009 e discussão de alguns artigos do âmbito religioso.
Redacção/RR/Fátima Missionária online