Faro, 16 nov 2011 (Ecclesia) – A ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores desafiou ontem à noite os empresários e gestores algarvios a uma liderança com responsabilidade em tempo de crise para os convencer de que eles podem ser fator de mudança da sociedade.
O apelo foi deixado na apresentação no Algarve do programa “AconteSer – Liderar com responsabilidade”, lançado por aquela organização em outubro, que decorreu no Hotel Faro e contou com a participação de cerca de 30 empresários e gestores da região.
Paulo Lopes, do núcleo algarvio da ACEGE, sublinhou que o desafio consiste em “assumir a responsabilidade pela mudança”.
Aquele responsável considerou a crise como “fonte de oportunidades”, criticou a “cultura da vitimização” perante as adversidades à qual contrapôs a “cultura da responsabilidade”, destacando que se pretende chegar ao final do programa com “organizações mais competitivas”.
“O sucesso das organizações tem muito do que é a capacidade de tomar decisões dos seus líderes”, afirmou, exortando estes ao auto-conhecimento para “perceberem as diferenças entre gestão e liderança”, com vista a criarem a sua “marca de liderança”.
“Gerir é importante, mas, para chegar mais longe, é preciso liderar”, advertiu Paulo Lopes, citado hoje pelo jornal diocesano, ‘Folha do Domingo’.
SM/FC/OC