Criar um Clima para a justiça

Preocupações ambientais marcaram X Dia do Voluntário Missionário

O Parque Biológico de Gaia recebeu este Domingo o X Dia do Voluntário Missionário, organizado pela Fundação Evangelização e Culturas (FEC), com o apoio do GAS’África Porto.

Estiveram presentes cerca de 80 pessoas pertencentes a grupos de voluntariado de todo o País, em redor do tema da campanha “Vamos criar um clima para a justiça”, que reflecte sobre o impacto das alterações climáticas nos países em desenvolvimento.

O dia começou com a celebração da Eucaristia no auditório do Parque, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que exortou os voluntários presentes a serem testemunhas de Cristo no mundo, tanto em terras de missão como nos seus lugares de origem. No final, foi rezada uma oração de envio por dois voluntários que vão partir nos próximos meses.

Seguiu-se um almoço partilhado no parque de merendas do Parque Biológico, oportunidade para pessoas de diferentes grupos trocarem experiências entre si.

Da parte da tarde, foi tempo para uma conferência por Francisco Ferreira, vice-presidente da Quercus, sobre alterações climáticas e o seu impacto nos países em desenvolvimento.

A plateia ficou sensibilizada para a responsabilidade dos países desenvolvidos, cujo consumo é feito à base de combustíveis fósseis poluentes, para com os países em vias de desenvolvimento, mais vulneráveis às alterações do clima, e para a urgência de agir de maneira a contrariar o rumo actual da situação.

Campanha internacional

A propósito, foi depois lançada a campanha “Vamos criar um clima para a justiça”, da CIDSE e Caritas Internationalis, dinamizada em Portugal pela FEC.

Em concreto, foi sugerido aos grupos que dinamizem nas suas comunidades momentos de reflexão e oração com este enfoque e que alertem os párocos para a iniciativa de 13 de Dezembro, quando os sinos de todo o mundo vão tocar às 15 horas para alertar os líderes mundiais presentes na Cimeira de Copenhaga para a necessidade de um acordo justo e ambicioso. Esta campanha é também tema da Agenda 2010 da FEC, que foi aqui apresentada e será vendida em todo o país pelos vários grupos de voluntariado.

Para terminar o dia, aproveitando a paragem da chuva que marcou presença de manhã, fez-se uma caminhada de oração e reflexão pelo Parque Biológico, em que cada grupo mostrou cartazes com mensagens de sensibilização ambiental e todos afirmaram o seu compromisso com o futuro do planeta.

Este dia proporcionou um tempo de encontro e um espaço de convívio e partilha entre todos os que vivem o ideal da Missão.

Tiago Tavares, FEC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top